Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 20 de Julho de 2011 às 19:39
Por: Luana Soutos

    Imprimir


O vereador Lúdio Cabral (PT) e os presidentes do Sindicato dos Trabalhadores em Água, Esgoto e Saneamento Ambiental de Cuiabá (Sintaesa), Ideueno Fernandes de Souza, da União Cuiabana de Associações de Moradores de Bairros e Similares (Ucamb), Édio Martins de Souza, da União
Coxipoense das Associações de Moradores de Bairros (Ucam), José Maurício Pereira e da Federação Mato-grossense das Associações de Moradores de Bairros (Femab), Walter Arruda, que articulam o Fórum Contra a Privatização da Sanecap, conversam com representantes de diversos segmentos sociais nos próximos dias para falar sobre os riscos da possível privatização do saneamento na capital. Nesta quinta-feira (21), eles se reúnem com o Arcebispo Metropolitano de Cuiabá, Dom Milton Antônio dos Santos, às 7h30. 

Lúdio explica que esse contato é muito importante para que o movimento contra a privatização da Sanecap tenha pluralidade, visto que as implicações disso vão atingir a todos os moradores de Cuiabá. “A privatização do saneamento, além de não garantir melhoria na qualidade dos serviços, ainda trará prejuízos no acesso a recursos do Programa de Aceleração do Crescimento para o Saneamento (PAC Saneamento), o que prejudica a todos”, disse o vereador.

Para o presidente do Sintaesa, a igreja católica interage diretamente com a comunidade e está a par da situação real dos bairros e suas dificuldades. “Nós vamos encontrar o arcebispo e pedir para que a igreja católica se envolva nessa campanha, pois eles conhecem a realidade do saneamento e abastecimento de água nos bairros e já até fizeram campanhas da fraternidade com o tema”, afirma Ideueno.

Ainda em 2004 a Igreja Católica lançou a Campanha da Fraternidade com o lema “Água, Fonte da Vida”, com base nas dificuldades de acesso à água dos povos de determinadas regiões e com o objetivo de debater a “crise da água”, incluindo a discussão sobre a água como mercadoria, inserida na lógica de mercado. “Numa palavra, em futuro breve a água deverá tornar-se um bem cada vez mais raro e caro. Certamente crescerá a cobiça das nações e empresas por seu controle, da mesma forma que a pressão pela privatização de suas reservas mais abundantes”, diz trecho do texto da campanha em 2004.

Outros contatos - Os articuladores do Fórum terão, na próxima segunda-feira (25), às 17h, uma reunião com o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Cuiabá), Paulo Gasparoto. Também aguardam o agendamento para reuniões com o vice-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil em Mato Grosso (OAB-MT), Maurício Aude, o coordenador do Movimento Favelativa, Adnilson da Silva (Dj Taba) e com o presidente do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (CONIC), Teobaldo Witter.

Lúdio, com o Sindicato dos Trabalhadores da Sanecap e também as entidades de bairro protocolaram, na terça-feira (19), um ofício no gabinete do governador Silval Barbosa (PMDB), solicitando uma audiência em caráter de urgência para falar sobre possíveis medidas que fortaleçam a Companhia e evitem a privatização. No mesmo dia, os representantes do Fórum entregaram o ofício nas mãos do governador. O chefe de gabinete do Governo, Silvio Correa, informou que vai conversar com o governador nos próximos dias, mas ainda não há previsão de data.   
 





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/82844/visualizar/