Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 20 de Julho de 2011 às 13:02
Por: BRENDA MARRA

    Imprimir


O secretário de Pecuária e Agricultura do Município, Valdir Correia, recebeu nesta terça-feira, dia 19, o Supervisor Nacional e o Estadual do Programa de Crédito Fundiário. O projeto consiste em financiar a quantia de até 50 mil reais para trabalhadores rurais sem terra adquirir um imóvel e fazer investimentos básicos. O recurso é usado na infraestrutura necessária para a produção e assistência técnica e extensão rural. Além da terra, o agricultor pode construir a casa, preparar o solo, comprar implementos, ter acompanhamento técnico e o que mais for necessário para se desenvolver de forma independente e autônoma.

Na reunião, foram discutidos ainda temas como a capacitação da equipe da Secretaria para fazer a seleção das famílias que vão ser beneficiadas. Valdir Correia avaliou a importância de ser implantado, pela primeira vez na cidade, o programa de crédito para os trabalhadores rurais. “O Programa fortalece a agricultura familiar, proporciona melhoria na vida dessas pessoas. As famílias vão trabalhar na área, produzir e comercializar os produtos, gerando renda”, ressaltou Valdir.

Na opinião do supervisor nacional do Programa, Rodrigo Faccione, Rondonópolis tem uma demanda expressiva que se encaixa nos requisitos necessários do projeto. “O Crédito Fundiário tem como objetivo ajudar as famílias a sair da pobreza rural”.

Vão ser beneficiadas 127 famílias, que com a supervisão da Secretaria de Agricultura vai desenvolver o projeto e encaminhar a Secretaria de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar – Sedraf - para aprovação. “A Prefeitura de Rondonópolis foi a principal incentivadora para trazer o projeto à cidade, é difícil conseguir apoio total como este em outros lugares. Isso é que dá sucesso ao programa. A previsão é que daqui a seis meses os trabalhadores rurais já consigam o financiamento”, destacou Amauri Campos, supervisor estadual do Crédito Fundiário.

“É uma grande oportunidade para trabalhadores rurais sem terra comprar um imóvel para produzir. Cada um vai produzir de acordo com as aptidões. É uma conquista para as famílias que lutaram por esse benefício”, disse o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Rondonópolis, Moacir Mafra.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/82899/visualizar/