Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 20 de Julho de 2011 às 07:38
Por: Aline Chagas

    Imprimir


Falta de peritos suficientes para atender a demanda é um dos motivos que faz com que demorem a ser investigados os crimes em Mato Grosso. Atualmente existem no Estado cerca de 130 profissionais, divididos em 5 pólos para atender os acidentes de trânsito, homicídios, crimes contábeis, entre outros. A informação é do perito mato-grossense Lino Leite de Almeida, que lançou um livro sobre o trabalho feito por estes profissionais em acidentes de trânsito.

Segundo ele, quando os plantões são solicitados não há tanto problema, mas tudo se complica quando chega a parte documental. O ideal, conta, seria fazer concurso para mais profissionais e, assim, começar a agilizar as investigações e evitar as contratações de peritos "ad hoc", que são profissionais de nível superior mas sem especialidade em perícias.

"Este tipo de contratação é legal, mas muito nos preocupa, pois não há o treinamento que recebemos".

Ele explica que os peritos atuam nos acidentes de trânsito quando há vítimas em estado grave ou fatais, e somente nas solicitações feitas pelos delegados responsáveis pelos casos.

Na baixada cuiabana, revela, acontecem em média 30 mortes em acidentes de trânsito por mês. "Isso nos dá a certeza que todos os dias encontraremos uma vítima fatal no nosso plantão".

Na opinião dele, Cuiabá é uma das cidades mais violentas quando se trata do trânsito porque falta uma fiscalização mais rigorosa e a criação de mecanismos para que o condutor entenda que é preciso respeitar a legislação. Diz que o Código de Trânsito Brasileiro é bem completo, mas a falta de policiais específicos para a fiscalização do trânsito nas ruas colabora com os maus hábitos dos motoristas e pilotos de moto. Outro problema, aponta, é a questão cultural.

"Não adianta trabalhar a conscientização com foco mais nas crianças, com tem acontecido. Os adultos têm que entender que o trânsito mata".

Lino é formado em Direito e em Física e escreveu o "Manual de Perícias em Acidentes de Trânsito" por ter se especializado neste tipo de trabalho. O livro é uma abordagem bem técnica, com regras de direito e explicações das fórmulas usadas para se chegar às conclusões dos laudos.





Fonte: Do GD

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/82952/visualizar/