Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 15 de Julho de 2011 às 03:05

    Imprimir


Os focos de calor foram reduzidos quase pela metade em Mato Grosso, no período entre 1º de janeiro e 14 de julho desse ano, se comparado ao mesmo período do ano passado. Segundo os dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), em 2011 foram registrados 12.641 focos no Estado, contra 24.102 do ano anterior. Uma redução de 47,55%.

Considerando apenas o mês de julho, a redução foi ainda maior, de 64,3%. Foram 1.621 focos de calor nos 14 primeiros dias de julho desse ano, contra 4.541 no ano passado.

O coordenador do Comitê Estadual de Gestão do Fogo (CEGF), tenente-coronel BM Dércio Silva Santos, vê na redução um acerto na estratégia adotada pelo Governo do Estado. Este ano foi lançado o Programa Integrado “Mato Grosso Unido contra as Queimadas”, voltado para ações de caráter preventivo e de educação ambiental. Dércio diz “ano a ano o Estado tem se posicionado de uma forma articulada e integrada na implementação das ações, provando que o Estado está unido contra as queimadas”.

As atividades de prevenção começaram em março deste ano. Foram realizadas 13 audiências públicas coordenadas pelo Ministério Público Estadual, além do trabalho de capacitação de agentes de resposta para o combate ao fogo e educação ambiental nos municípios que mais concentram focos de calor.

O coordenador do CEGF diz que “a necessidade de aperfeiçoar os recursos e potencializar as respostas são fatores preponderantes e definidores do sucesso das ações de combate às queimadas ilegais”.

Mesmo com a redução, o estado ainda lidera o ranking anual e mensal de focos de calor. O objetivo do governo estadual, para este ano, é reduzir em 65% os focos de queimadas em relação ao ano passado, número que dificilmente será alcançado. Em 2010 foram registrados 37.479 focos de calor.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/83600/visualizar/