Repórter News - reporternews.com.br
Politica MT
Quinta - 14 de Julho de 2011 às 20:40
Por: Tauana Schmidt

    Imprimir


Os médicos Edson do Nascimento, Jorge Nishimura e Adenir Alves Barbosa e o empresário Olavo Zellmann serão homenageados pela Câmara de Vereadores de Sinop, com o Título de Cidadão Sinopense Benemérito.

Os quatro títulos foram aprovados durante a última sessão ordinária da Casa, quando também foi aprovado o Título de Cidadão Sinopense Honorário ao médico Antônio Kato, todos de autoria do vereador Francisco Junior. As homenagens são pelos relevantes trabalhos prestados pelos médicos e pelo empresário ao município, sendo que o título Benemérito é para aqueles que ainda residem na cidade e o Honorário é para quem já não mora mais em Sinop.

Edson do Nascimento, formado em medicina pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), chegou em Sinop em fevereiro de 1980. Foi chefe do Posto de Saúde Central de Sinop no período de 1981 à 1985; secretário Municipal de Saúde durante 11 anos (1990 a 2000), durante os governos dos prefeitos Adenir Barbosa e Antônio Contini; foi presidente do Conselho Técnico do Consórcio de Saúde do Vale do Teles Pires (Hospital Regional de Sorriso), durante dois anos na administração Antônio Contini; médico credenciado do INSS durante 15 anos, realizou perícia Previdenciária durante três anos para a Justiça Federal (JF); é diretor vice-presidente da Unimed Norte do Mato Grosso com mandato até 2012, já tendo ocupado o cargo de 2004 a 2007; médico perito Administrativo do Núcleo de Perícia Médica Regional de Sinop da Secretaria de Administração do Estado do Mato Grosso (SAD); e atua como médico coordenador de Medicina do Trabalho do Sesi Regional de Sinop.

Já o médico Jorge Nishimura é formado pela Universidade Federal de Juiz de Fora (MG). Chegou em Sinop em agosto de 1991 para trabalhar no Hospital da Fundação de Saúde Comunitária de Sinop, hoje Hospital Santo Antônio, tendo exercido funções na Diretoria Clínica e Administrativa do Hospital, onde permanece até a data de hoje, trabalha também no Centro de Especialidades Médicas da Prefeitura de Sinop e no Instituto Médico Legal (IML).

Adenir Barbosa, além de médico, também foi Prefeito de Sinop. Formado pela Universidade de Brasília (UNB), Adenir chegou em Sinop em agosto de 1977 e abriu o hospital Celeste no mesmo ano, o qual ficou em funcionamento durante 23 anos. Foi prefeito por dois mandatos, de 1989 a 1992 e de 1997 a 2000.

Implantou no município a primeira antena receptora de TV por satélite com retransmissão do sinal da TV Bandeirantes, em 1979. “Em sua primeira administração, Adenir resgatou a credibilidade e a visibilidade do município, trouxe para Sinop a Unemat e a UFMT, dando início ao polo educacional que hoje é referência da cidade. Já no segundo mandato, instalou a Secretaria de Agricultura, dando ênfase ao centro de pesquisa no Alto da Glória, fomento a pesquisa ao arroz de sequeiro, formulando também um projeto embrião do Cinturão Verde, para fortalecer os pequenos produtores rurais de Sinop”, explica o parlamentar.

Olavo Zellmann, do Estado do Paraná, adquiriu da Colonizadora Sinop alguns lotes industriais em 1978 em Sinop. “Em uma área de mata que diziam que viria a ser cidade e iniciou ali a construção de barracões para oficina de máquinas pesadas e casas para moradia. Ele acreditou na cidade”, comemora Francisco.

No dia 5 de fevereiro de 1979 deu-se início às atividades da Remap Recuperadora de Máquinas Pesadas. “Com o crescimento da cidade de Sinop e toda a região Norte, houve a necessidade de expandir a área construída e justificou a instalação de uma seção de peças de reposição anexa a oficina”.

Na época, para a construção do aeroporto de Sinop, também foi necessário utilizar os serviços da Remap na assistência das máquinas que ali operavam. Olavo Zellmann também se dedicou à agricultura no período de 1998 a 2004. Possui um sítio na estrada que dá acesso ao aeroporto de Sinop, onde em parceria com uma empresa imobiliária fundou o loteamento Aquarela Brasil. Já em outra área da Estrada Nanci, doou uma área para instalação de uma Universidade, a Unicem, que posteriormente foi vendida à Unic, hoje Unic-Aeroporto. “Olavo Zellmann é um empreendedor que sempre contribuiu com o crescimento de Sinop gerando emprego e renda para o município”.

Antônio Kato, que irá receber o Título de Cidadão Sinopense Honorário, chegou em Sinop em agosto de 1976 e implantou o Hospital e Maternidade Celeste. Também instalou a unidade do Centro de Reabilitação Dom Aquino Correa em 1993. Formado pela Faculdade de Ciências Médicas da UNB, exerceu cargos importantes como diretor técnico do Hospital Celeste, perito criminal, médico legista do Estado do Mato Grosso, diretor presidente da Fundação Centro de Reabilitação Dom Aquino Correa de Cuiabá, diretor financeiro da Unimed Federação do Estado do Mato Grosso, diretor presidente Unimed Norte Mato Grosso, secretário adjunto chefe da Casa Civil do Estado, secretário chefe da Casa Civil, ouvidor geral do Estado, e atualmente exerce o cargo de diretor geral da Escola de Saúde Pública do Estado de Mato Grosso.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/83619/visualizar/