Repórter News - reporternews.com.br
Policia MT
Quarta - 13 de Julho de 2011 às 14:05

    Imprimir


Número de homicídios preocupa autoridades da segurança pública; ano pode fechar com quase 400 mortes
Número de homicídios preocupa autoridades da segurança pública; ano pode fechar com quase 400 mortes

Com 15 assassinatos em 13 dias, o mês de julho registra mais de um homicídio por dia. Somados às 185 execuções do primeiro semestre, a Grande Cuiabá chega a 200 assassinatos, sendo a maior parte na Capital. Os números são da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).

No mesmo período do ano passado, esse número foi alcançado somente no início de setembro indicando que 2011 poderá ser o mais violento dos últimos anos.

O recorde negativo assombra as autoridades da área de Segurança Pública que tentam há mais de 15 anos baixar esse índice. O ano de 1996, por exemplo, fechou com mais de 300 assassinatos.

As investigações apontam que a maior parte dos homicídios deste ano está relacionada ao tráfico de drogas. Na sequência, vem brigas em bares, vingança e crime passional (motivado por paixão).

"O crime passional não tem como evitar, mas por outro lado é o mais fácil de esclarecer porque é sempre uma pessoa próxima que cometeu o crime", explicou o delegado Antônio Carlos Garcia, titular da DHPP.

Dos 15 assassinatos ocorridos em julho na Grande Cuiabá, dois foram caracterizados como latrocínio (roubo seguido de morte), proporcionalmente considerado alto. No início do mês, o empresário Gilmar Brisch, de 28 anos, foi executado a tiros após ter sua picape Hilux SW 4, roubada dentro de sua residência, em Várzea Grande.

No dia 6, morreram ladrão e vítima no CPA durante um roubo na modalidade "saidinha de banco". O assaltante Marcelo Marques Tropaldi, de 22 anos, e o filho da vítima, Coriolando Junior de Azevedo, que entrou em luta corporal com o bandido.

O cúmplice de Marcelo, que pilotava uma moto, atirou contra os dois, matando o assaltante no local. A vítima morreu no Pronto-socorro de Cuiabá (PSC).






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/83803/visualizar/