Repórter News - reporternews.com.br
Politica MT
Quarta - 13 de Julho de 2011 às 07:53
Por: Sonia Fiori

    Imprimir


Ex-prefeito de Sinop, Nilson Leitão (PSDB) deve assumir hoje a vaga do deputado federal Ságuas Moraes (PT). A posse está prevista para ocorrer durante sessão, após às 14h. A definição do impasse foi selada ontem, com decisão da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados de dar posse imediata a deputados que garantiram cadeira no Congresso Nacional com base na vigência da Lei da Ficha Limpa.

Nilson havia ingressado com requerimento junto à Mesa na tentativa de acelerar o procedimento. Foi beneficiado com recontagem de votos decorrentes da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), a respeito da Lei da Ficha Limpa, que garantiu posse ainda de outros parlamentares, como Janete Capiberibe (PSB-AP), Magda Mofatto (PTB-GO).

Ciente do cenário, Ságuas encontra respaldo nos aliados políticos para conseguir permanecer no Congresso. As eleições de 2010 confirmaram acordo para implementação de sistema de rodízio. Dessa forma, ele deverá conseguir aval do PR e ainda do PMDB para garantir espaço na Câmara. As conversas já foram iniciadas com o coordenador da bancada federal, deputado Wellington Fagundes (PR). Presidente do PMDB estadual, o deputado Carlos Bezerra admitiu pedir licença para ceder espaço para Ságuas. "Não conversamos ainda mas não vejo problemas".

Nilson Leitão afirmou que defenderá suas bandeiras de campanha, como as que prevêem melhor desempenho das políticas e investimentos para o setor dos pequenos e médios produtores. Ele foi atingido de forma indireta pela Lei da Ficha Limpa, porque sua candidatura não foi impugnada. Foi declarado eleito porque o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) deferiu registro de candidatura do candidato Willian Dias (PTB), que havia sido barrado no pleito, por conta da lei, mas que obteve 2 mil votos. Willian pertencia a mesma coligação de Leitão, e garantiu assim acúmulo de votos para o tucano.





Fonte: Do GD

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/83864/visualizar/