Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 12 de Julho de 2011 às 09:18
Por: GUILHERME BLATT

    Imprimir


Os serviços do Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran) foram afetados em aproximadamente metade da sua capacidade, durante a greve dos seus servidores. A paralisação começou no dia 28 de junho e só terminou ontem, quando todos voltaram às suas atividades normais.

A emissão de Carteiras de Habilitação foi o serviço mais afetado. Durante a greve, foram emitidas 3.946 CNH, contra 9.083 no mesmo período do mês anterior, uma queda de 56%. No município de Diamantino, por exemplo, apenas uma habilitação foi emitida durante a paralisação, sendo que no começo de junho foram 110.

O registro de veículos indicou uma redução de 45%. Foram 49.902 documentos registrados entre 28 de maio e 8 de junho e apenas 27.503 durante a greve. O número de requerimentos também caiu de 9.627 para 5.051. Somente os serviços de veículos não sofreram grandes alterações. Isso porque os despachantes também realizam esses serviços, como emplacamento e emissão de taxas.

O Detran também avalia que nos 11 dias de paralisação, ocorreu uma perda financeira de 30%. No entanto, isso não deverá acarretar em um problema de arrecadação, porque os pagamentos terão que ser efetuados em outra data.

Para evitar danos aos usuários, o presidente do Detran, Teodoro Lopes, baixou uma portaria no dia 6, que prorroga o prazo para a renovação do Licenciamento Anual dos veículos de placas com final 6 para o dia 15 de julho. As multas vencidas durante a greve também foram prorrogadas até a próxima sexta-feira.

O diretor de habilitação do Detran, Eugênio Ernesto Destri, acredita que nos próximos dias os serviços poderão estar sobrecarregados. Mas ele também diz que tão logo os processos sejam reativados, o funcionamento do departamento deverá voltar ao normal.

Os servidores ficaram paralisados por 11 dias pedindo um reajuste médio de 90% em seus vencimentos. Na última sexta-feira, eles resolveram suspender a greve e voltar ao trabalho, como um voto de confiança ao governador Silval Barbosa, que disse que não negociaria com grevistas.

A vice-presidente do Sindicato dos Empregados do Detran (Sinetran), Sandra Rodrigues, explica que a decisão é um sinal de que a categoria está disposta a negociar. Eles também aguardam que Silval retorne da China, hoje à noite, para prosseguir com as negociações. Dependendo do resultado das conversas, os servidores decidirão se a greve se encerrará definitivamente, ou não.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/83993/visualizar/