Repórter News - reporternews.com.br
Policia MT
Terça - 12 de Julho de 2011 às 07:32
Por: Raquel Ferreira

    Imprimir


A criação de um banco de dados para auxiliar no combate ao crime organizado em Mato Grosso foi lançado pela Corregedoria Geral de Justiça, integrando órgãos do judiciário e segurança pública. O projeto concentrará informações de criminosos, relacionando a ficha criminal. O corregedor-geral Márcio Vidal destaca que a iniciativa é pioneira no país e vai auxiliar nos trâmites relacionados aos crimes de biopirataria, narcotráfico, tráfico de ouro, exploração ilegal de madeira e assaltos a banco no interior do Estado.

O magistrado destaca que todos esses crimes são cometidos por quadrilhas especializadas e organizadas, existindo a necessidade de um combate efetivo.

O banco de dados vai conter informações da Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Ministério Público e Secretarias do Estado de Segurança Pública (Sesp) e Justiça e Direitos Humanos (Sejudh). Os órgãos envolvidos assinaram um termo de cooperação e fornecerão as informações à Corregedoria, que fará alimentação do sistema para posterior disponibilização.

O secretário da Sesp, Diógenes Curado, destaca que cada instituição já dispõe de seu próprio banco de informações, porém a integração de todos os dados garante um trabalho mais eficiente, garantindo mais segurança à sociedade. Ele destaca que é nítida a atuação de criminosos de outros estados em Mato Grosso e cita como exemplo o uso de explosivos em assalto a bancos.

O funcionamento efetivo do banco de dados depende do Tribunal de Justiça e o presidente do órgão, o desembargador Rubens de Oliveira Santos, afirma que não tem prazo para implementar a ação. O magistrado diz que poderá dar uma posição somente quando a equipe de Tecnologia da Informação apresentar um esboço do trabalho.





Fonte: Do GD

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/84018/visualizar/