Repórter News - reporternews.com.br
Politica MT
Domingo - 10 de Julho de 2011 às 17:37
Por: Welington Sabino

    Imprimir


Após sucessivos escândalos de corrupção nos últimos 9 anos envolvento principalmente o Partido da República (PR) e dos Trabalhadores (PT) em todo o Brasil, jovens ligados a comitês de pelo menos 3 partidos saem às ruas nesta segunda-feira (15) para protestar em Mato Grosso. A gota d’água, para o ato que vai lavar as calçadas do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), em Cuiabá, é, segundo o vice-presidente da juventude do PSDB, no Estado, Alexandre Santaella, as últimas denúncias da imprensa nacional que culminaram na derrubada da alta cúpula do Ministério dos Transportes, entre elas o mato-grossense Luiz Antônio Pagot que comandava o Dnit, por indicação do republicano e hoje senador, Blairo Maggi, desde o governo Lula.

Estudante de Agronomia da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) Santaella, lembra que os movimentos da juventude do PDT e PSB já confirmaram presença no ato. A força do movimento surge das redes sociais em especial o microblog Twitter o Facebook. O resultado é que uma galera de 6 cidades mato-grossenses, Cuiabá, Várzea Grande, Sinop, Rondonópolis, Confresa e Cáceres já confirmaram presença. Munidos de vassouras, baldes e água, pelo menos 100 jovens devem esfregar as calçadas do Dnit, que tem nos últimos dias sido a pauta constante de reportagens da Revista Veja e toda imprensa de Mato Grosso.

“Estamos protestando principalmente contra turma do Pagot, que de acordo com reportagem deste final de semana de Veja, a Polícia Federal disse ter prova de que o apadrinhado do Blairo Maggi teria recebido pelo menos R$ 500 em propina para liberar obras em vários estados”,diz Alexandre, ao lembrar que ainda conforme a revista, o já conhecido com “mensalão do PR” costumava cobrar 5% de propina do valor das obras. O estudante diz ainda que é dever dos mato-grossenses fiscalizar e não deixar passar em branco, pois o pivô desse escândalo é de Mato Grosso, com forte influência na política regional.

Além de estudantes interessados em atuar de forma mais fiscalizadora para fazer valer o seu voto, Santaella convida também a população que não aceita mais corrupão no país. “O protesto está aberto a todos os cidadãos que acreditam que deve haver uma punição para os envolvidos em atos de corrupção, independente de ideologias políticas ou filiações partidárias”. Ele cita ainda o caso do “encândalo dos mAquinários”, no qual R$ 44 milhões superfaturados na compra de 705 máquinas e caminhões pelo governo já admitidos pela Auditoria Geral do Estado (AGE), ainda não foram devolvidos ao erário. Os maquinários foram distribuídos para os 141 municípios de Mato Grosso.

O Dnit em Cuiabá, está localizado na rua 13 de junho, no bairro Porto, nas proximidades do Estádio Dutrinha. A "limpeza moral" no órgão começa às 15h.





Fonte: Do GD

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/84205/visualizar/