Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 08 de Julho de 2011 às 14:50

    Imprimir


A CAS (Corte Arbitral do Esporte), que fica na Suíça, confirmou nesta sexta-feira que recebeu o pedido da Fina (Federação Internacional de Natação) para julgar em caráter de urgência o caso de doping dos nadadores Cesar Cielo, Nicholas Santos, Henrique Barbosa e Vinícius Waked.

Segundo comunicado do CAS, a Fina pediu que as advertências dadas aos nadadores pegos em exame com o diurético furosemida seja transformado em punição a partir da data da coleta das amostras (7 e 8 de maio deste ano).

Desta forma, caso haja punição, todos resultados desses atletas seriam anulados --como já foram os do Troféu Maria Lenk.

O pedido de urgência é devido à disputa do Campeonato Mundial, que começa no próximo dia 24, em Xangai, na China. O campeão olímpico e mundial Cesar Cielo é o único dos quatro brasileiros que pode disputar a competição.

Ainda de acordo com comunicado do CAS, a antecipação do julgamento só será possível com o consentimento de todas as partes envolvidas.

A CBDA (Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos) disse que concorda com a aceleração do julgamento, mas ainda esperar a confirmação por escrito dos quatro nadadores.

Enquanto não há uma nova decisão, Cielo e os outros três nadadores permanecem com permissão para a disputar de provas.

A assessoria de imprensa de Cielo não soube informar se o nadador concorda com a antecipação do julgamento no CAS.

ENTENDA O CASO

Os nadadores Cesar Cielo, Nicholas Santos, Henrique Barbosa e Vinícius Waked foram flagrados pelo uso do diurético furosemida em exame antidoping realizado no último Troféu Maria Lenk, em maio, disputado no Rio. Leia algumas perguntas e respostas. Leia algumas perguntas e respostas sobre o caso.

Qual é a defesa dos nadadores?

Cesar Cielo, Nicholas Santos, Henrique Barbosa e Vinícius Waked, que testaram positivo para o diurético furosemida, dizem que consumiram suplemento contaminado.

Por que a confederação decidiu só adverti-los?

A entidade concluiu que não houve culpa nem negligência dos atletas baseada principalmente nessas informações:
1) Laudo de laboratório mostra que as pílulas de cafeína tinham furosemida;
2) Cielo declarou que comprava o produto da mesma farmácia, em Santa Bárbara d"Oeste (SP), havia dois anos;
3) O estabelecimento teria manipulado furosemida antes de fazer o suplemento;
4) Relatório da farmácia diz que contaminações são possíveis, mas não assume que houve falha e contaminação;
5) A urina dos atletas teria densidade alta, não comprovando a ingestão de diurético para diluir a urina e mascarar outras substâncias dopantes.

O que diz a farmácia?

Representantes da Anna Terra dizem que apenas atestaram que contaminações são possíveis, mas não admitem que houve falha no processo.

Por que outros atletas flagrados foram suspensos?

A confederação diz que, em casos como os de Daynara de Paula e Fabíola Molina, houve negligência. A primeira teria comprado suplemento contaminado de farmácia que não conhecia. A segunda diz que usou sachê de amostra grátis de suplemento novo --perdeu vaga no Mundial e será substituída por Etiene Medeiros.

O que ainda pode acontecer com os nadadores?

Se a Fina ou a Wada apelarem, e a Corte de Arbitragem do Esporte concordar, serão suspensos e perderão seus resultados desde o Troféu Maria Lenk, em maio. Waked, reincidente, pode até ser banido.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/84462/visualizar/