Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Quinta - 26 de Setembro de 2013 às 15:17

    Imprimir


Em pronunciamento, ontem, o senador Osvaldo Sobrinho (PTB) fez um alerta para o risco de que parte da safra de soja e milho de 2012/2013 colhida em Mato Grosso venha a se perder com a chegada das chuvas. “Em contato com a umidade, os grãos podem mofar ou até brotar. A estocagem a céu aberto constitui um risco de grandes proporções”.
 

 
Segundo o parlamentar, a precariedade da infraestrutura de estocagem, sobretudo nas regiões mais produtivas do estado, como no município de Sinop, poderá acarretar a perda de milhares de toneladas dos dois cereais que estão guardados a céu aberto em várias localidades. A falta de capacidade de embarque nos portos brasileiros foi apontada também como outro gargalo importante que dificulta o escoamento com a agilidade necessária da safra de grãos.
 

 
“É muito difícil produzir em Mato Grosso. A nossa parte foi feita, mas lastimavelmente, não temos como escoar. Com transporte moroso, os caminhões passam a ser verdadeiros silos ambulantes que se amontoam pelas estradas, uma vez que os portos só recebem mediante agendamento. O fato é que o país produz mais do que pode guardar. A estocagem, na verdade está sendo feita sobre rodas, o que atravanca nossas estradas, sabota nossos cronogramas e obstrui nossa competitividade comercial”.
 

 
De acordo com Sobrinho, enquanto o Brasil não consegue estocar uma colheita completa, os Estados Unidos, por exemplo, têm capacidade para estocar o equivalente a duas safras consecutivas. Para o senador, somente com investimentos “urgentes e vultosos” na infraestrutura logística serão capazes de minimizar o problema de escoamento da produção.
  

 
“Em 2011, Mato Grosso colheu 7 milhões de toneladas de milho. Em 2012, 15 milhões de toneladas. Neste ano, a previsão é de 18 milhões. Só investimentos urgentes e vultosos na infraestrutura logística serão capazes de fazer frente ao gigantesco desafio com que nosso País se depara diante do fenômeno da supersafra e da necessidade de se explorar na totalidade esse precioso potencial para os próximos anos”.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/8610/visualizar/