Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 21 de Junho de 2011 às 09:15

    Imprimir


“Os meus protestos ao governo boliviano por essa atitude insólita e brutal que está tomando em favor do crime, do roubo e da corrupção”, esta foi avaliação do deputado Júlio Campos sobre Decreto assinado por Evo Morales, que determina a legalização na Bolívia de veículos sem documentação regular em média 15 dias, estes podem ser oriundos de roubos em países vizinhos.

O deputado Júlio Campos (DEM/MT) fez um apelo dramático para que a presidente da República,
Dilma Roussef, juntamente ao Ministério das Relações Exteriores e da Defesa façam um acordo urgente com o presidente da Bolívia, Evo Morales, sobre o Decreto assinado por ele.

Representante de Mato Grosso, estado fronteiriço com a Bolívia pediu que diante da decisão sejam reforçados a segurança por meio da Polícia Rodoviária Federal e Exército Nacional para atuarem juntamente com os policiais militares de Mato Grosso no combate ao aumento de roubos de carros e assassinatos, oriundos dos assaltos.

“Os roubos já são alarmantes em MT. Essa Lei causará seríssimo problema de segurança ao nosso estado e a todo o território nacional. Não é possível, um país vizinho que se diz ‘democrático’ fazer uma Lei como essa, sem dar uma correspondência efetiva à segurança de seus vizinhos, como é o caso do Brasil”, afirma Júlio.

Para o deputado, a celeuma não foi criada somente com o Brasil, mas alarma outros países vizinhos, como a Argentina e o Paraguai. A lei pode gerar aumento no índice de carros roubados e furtados no território nacional como nunca se viu.

Mato Grosso, de acordo com o parlamentar, tem 983 quilômetros de fronteiras seca com a Bolívia, e com a ausência de policiamento faz que o estado seja um corredor para esse tipo de prática criminosa. O estado ainda tem como peculiaridade o fato de praticamente toda a sua extensão de fronteira com a Bolívia ser em área rural, e isso dificulta o trabalho de fiscalização.

Conforme Júlio é amplamente divulgado que já existe um sistema organizado de encomendas de modelos de carros para serem levados e comercializados na Bolívia.

“A medida adotada por Evo Morales pode encorajar uma série de contravenções que vão além do aumento das ocorrências de roubo de veículos, como tráfico de drogas e armas e golpes nos seguros, modalidades criminosas que podem pegar carona nessa nova lei. Ainda preocupa as seguradoras brasileiras”, explica o parlamentar.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/86837/visualizar/