Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 14 de Junho de 2011 às 07:13
Por: Marcos Lemos

    Imprimir


Cuiabá pode passar a fazer parte de uma estatística importante, ter conhecida a realidade de sua população a partir dos 16 anos através da biometria, identificação da pessoa por digitais, através de fotografia e da Iris do olho humanos. Isto é o avanço da modernidade que chega através da Justiça Eleitoral que pretende fazer até meados do ano de 2012 a identificação de todos os eleitores aptos a participarem da disputa eleitoral municipal na capital do Estado.
 
Para isso, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/MT), desembargador Rui Ramos, se reúne às 10 horas com o governador do Estado, Silval Barbosa (PMDB) em busca de apoio para a logística dos trabalhos para a implantação do sistema biométrico na capital do Estado que será o projeto piloto para depois ser ampliado para outros municípios até estar em todo o Mato Grosso.
 
Por ser um sistema mais complexo, a biometria exige todo um cuidado, pois o eleitor ao se cadastrar deixará todas as 10 digitais de ambas as mãos, a fotografia e a Iris dos olhos, outro grande identificador do ser humano que nunca é igual ao outro.
 
O Tribunal Superior Eleitoral – TSE, já autorizou Mato Grosso a implementar a biometria para as eleições de 2012 em Cuiabá, sendo que o município de Campo Verde, distante 150 quilômetros de Cuiabá já fez os levantamentos dos eleitores residentes na zona urbana e zona rural.
 
A intenção do TSE e do TRE/MT é também dar demonstrações de avanços para a Copa do Mundo de 2014, já que o banco de dados dos eleitores será no futuro disponibilizado para o Ministério da Justiça, para se ter controle de toda a população brasileira, o que deverá levar ainda alguns anos para acontecer em sua inteireza.
 
A biometria já foi utilizada em vários municípios do Brasil nas eleições de 2010, com algum sucesso, mas como era um projeto piloto o mesmo será aperfeiçoado e quanto estiver em funcionamento vai garantir ainda mais transparência, segurança e efetividade nos resultados das eleições, pois as fraudes eleitorais através do eleitor que já estavam quase extintas, serão sepultadas de uma vez por todas, porque o eleitor não poderá ser substituído, já que o grau de segurança para sua identificação não hora do voto será por digital, por fotografia e ela Iris.




Fonte: Do GD

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/87830/visualizar/