Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Politica MT
Sábado - 11 de Junho de 2011 às 00:37
Por: THÂMARA CARVALHO

    Imprimir


Na sessão de quarta-feira (8) da Câmara Municipal, o vereador e presidente da Casa de Leis, Ananias Filho (PR), fez o uso da fala para colocar em prova o processo seletivo realizado pela Secretaria Municipal de Saúde. A equipe que está aplicando o teste procurou o vereador Miltão Gomes da Costa (PMDB) para explicar que não concorda com as acusações feitas e solicitar que o vereador Ananias faça uma retratação, visto que, o processo de escolha dos candidatos é fundamentado no modelo de edital do Ministério da Saúde.
 
Ananias Filho afirma que a equipe usou de malandragem, pois não foi aplicado nenhum teste de grafia aos candidatos inscritos. "Os candidatos não fizeram nenhum teste, não houve sequer uma linha escrita. Usaram de malandragem, pois eu nunca vi um teste seletivo onde não se testa a capacidade de conhecimento do candidato. A Secretaria de Saúde deve estar achando que os vereadores e a população tem cara de palhaço ou otário".
 
A equipe, convocada por meio de portaria, é composta por profissionais efetivos do município e capacitados na área da saúde com experiência em diversos setores. Para Márcia Regina dos Anjos Caldeira o vereador Ananias deve buscar informações sobre o processo de seleção na secretaria para só depois fazer tais acusações. "Estou muito chateada, pois sou servidora do município e do estado há oito anos. Estamos comprometidos com esta seleção porque amanhã ou depois estes profissionais vão estar atendendo toda uma população e não podem errar, pois um erro pode ser fatal", afirma.
 
Para o enfermeiro André Luis Sabino o vereador foi infeliz em ir a público para falar sobre o assunto sem antes conhecer como funciona a seleção. "Há três semanas estamos trabalhando no processo de seleção. Começamos às 7 da manhã e paramos só as 19 horas, sendo 15 minutos para o almoço. Sabemos que não podemos errar, pois estas pessoas vão cuidar de vidas. Eu posso ir ao Pronto Atendimento (PA) e ser acolhido por uma delas. Quando isto acontecer quero ser bem atendido", explica.
 
O vereador Miltão comenta que este teste não necessita de nenhuma avaliação de grafia, pois o edital pede toda uma documentação, devidamente reconhecida, no momento da inscrição. "Na primeira etapa são pedidos documentos como RG, CPF, comprovante de endereço, comprovante de escolaridade, registro de classe para pessoas com nível superior, título de eleitor com comprovantes de votação, reservista, currículo - de acordo com modelo anexo no edital e comprovante de experiência. Já na segunda etapa os avaliadores vão analisar a documentação de acordo com o cargo escolhido pelo candidato. Na terceira e última etapa serão feitas as entrevistas. Não vejo a necessidade de um teste de grafia, visto que são pedidos documentos que comprovam a escolaridade de cada candidato", ressalta.
 
A Secretaria de Saúde do município já divulgou a primeira lista de aprovados para os cargos de assistente social, enfermeiros e técnicos em enfermagem. Uma segunda lista será divulgada nesta segunda-feira (13) no site www.rondonopolis.mt.gov.br. A secretaria vai manter um cadastro reserva de funcionários. Segundo a equipe a previsão é que o processo de seleção termine nesta terça-feira (14).
 
 
INTIMIDAÇÃO
 
A equipe que está aplicando o teste afirma que vem recebendo inúmeras intimidações por meio de ligações e mensagens, mas deixam claro que não há a possibilidade de facilitar o processo para nenhum candidato, seja ele parente ou conhecido de alguém influente. "Independente do partido, da cor ou da raça estamos aqui para escolher os profissionais gabaritados para o serviço. Temos como exemplo um candidato que trabalhou na gestão passada e que ainda não estava trabalhando pelo município, mas que apresenta qualidades técnicas para ocupar uma das vagas. Vamos escolher a dedo os melhores e mais qualificados, pois não podemos deixar os pacientes na mão de qualquer profissional", conclui a psicóloga e avaliadora Daniela Natália Piato.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/88204/visualizar/