Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 03 de Junho de 2011 às 23:16

    Imprimir


Mães participam semanalmente de reuniões com palestras que debatem temas diversos de interesse das familias.
Mães participam semanalmente de reuniões com palestras que debatem temas diversos de interesse das familias.
A Secretaria Municipal de Assistência Social da Prefeitura Municipal de Nortelândia realiza anualmente encontros semanais descentralizados dirigidos aos beneficiários do Programa Bolsa Família no município, com vários objetivos, entre eles a disseminação de idéias e principalmente de reeducação comportamental das famílias, abordando temas diversos. Os encontros são realizados todas as terças no período da manhã, e para facilitar a participação de todos. As reuniões são realizadas no bairro onde residem os beneficiários.

A Secretária Municipal de Assistência Social, Ana dos Anjos Martins Peron, disse que os encontros são importantes sobre vários aspectos, como o de orientar as famílias quanto aos seus deveres para se manterem beneficiando do programa e uma maneira de promover um acompanhamento periódico das mesmas.

“Os resultados são satisfatórios e outro fator importante é a participação das famílias nos encontros semanais, oportunidade em que debatemos vários assuntos através de uma parceria com as demais secretarias do município” destacou ela.

A Assistência Social mantém uma parceria com as Secretarias de Educação, Saúde e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, que abordam os mais variados temas nas suas respectivas áreas, e em conjunto o Programa de Rede de Proteção às Famílias, especificamente as atendidas pelo programa do Governo Federal.

O programa consiste em atividades de atenção a mulher gestante numa parceria com a Pastoral da Criança, além de visitas domiciliares periódicas supervisionadas por assistente social, psicóloga e técnicos das secretarias envolvidas, que promovem ainda uma troca de informações entre si com o objetivo de aprimorar o atendimento e identificar os maiores problemas existentes, bem como possíveis soluções.

O grupo de parceiros se reúnem mensalmente para debater os problemas sociais identificados e elaboram um calendário de estratégias possíveis de se aplicar no intuito de resolvê-los da melhor forma possível, e semanalmente promovem os encontros com as famílias com a participação de todos os profissionais envolvidos no programa, atendendo as necessidades das famílias. São ministradas palestras sobre saúde, educação, direitos, deveres, e informes variados.

Nos meses de Março e Abril passados, por exemplo, uma equipe da Secretaria Municipal de Saúde trabalhou o tema Saúde da Mulher, em Maio os técnicos da Assistência Social trataram sobre Violência Sexual contra Criança e Adolescente e na última reunião do mês a Secretaria Municipal de Educação abordou o tema Bullyng, como forma de evitar sua prática no seio familiar, orientando as mães sobre as causas e as formas de combater a prática.

As equipes realizam ainda um trabalho de sensibilização quanto à questão do lixo doméstico, educação famílias, drogas, violência, prostituição infantil, entre outros. 




Fonte: ASCOM

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/89173/visualizar/