Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 01 de Junho de 2011 às 07:12
Por: Fabiana Reis

    Imprimir


Cartões de crédito são quase unanimidade na hora de pagar as contas. No supermercado, nas lojas de confecções e calçados, na farmácia e nos postos de combustíveis eles são mais usados pela facilidade e comodidade. Mas para evitar o descontrole dos consumidores e o abuso nas cobranças feitas pelos agentes financeiros, o Conselho Monetário Nacional (CMN) implementou mudanças. Algumas delas passam a valer a partir de amanhã (1º) e vão beneficiar principalmente os usuários.

 
De acordo com as novas regras, para os cartões emitidos a partir desta data só poderão ser cobradas 5 tarifas referentes à prestação de serviços como anuidade, emissão de segunda via de cartão, taxa para retirada em espécie na função saque, uso do cartão para pagamento de contas, pedido de avaliação emergencial do limite. As regras sobre o pagamento mínimo da fatura também mudam. A partir desta quarta-feira (01/06), o pagamento mensal não poderá ser inferior a 15% do valor total da fatura e a partir de 1º de dezembro de 2011, o percentual sobe para 20%. Os contratos de cartões já existentes terão até junho de 2012 para se adaptar.
 
Para a conciliadora da Superintendência de Defesa do Consumidor em Mato Grosso (Procon/MT), Cleyde Pretel, as novas normas são bem-vindas uma vez que elas vão resultar principalmente na redução do endividamento das famílias. "Uma das questões que chama a atenção é o pagamento mínimo. Com o percentual inicial de 15% e depois de 20%, os consumidores pensarão mais ao fazer as compras de itens que não são necessários em determinados momentos".
 
Hermes Martins, vice-presidente da Federação do Comércio, Bens, Serviços e Turismo de Mato Grosso (Fecomércio-MT), afirma que o setor comercial avalia positivamente as mudanças. "Com os limites de tarifas, os usuários serão beneficiados, já que pagarão menos. Já o pagamento mínimo vai fazer com que o consumidor reflita mais e ajudará a controlar a inadimplência", diz ao informar que a maioria das contas feitas nos estabelecimentos atualmente é paga por cartões.





Fonte: Do GD

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/89600/visualizar/