Repórter News - reporternews.com.br
Policia MT
Segunda - 16 de Maio de 2011 às 14:01
Por: Sissy Cambuim e Patrícia

    Imprimir


Ilustração

Uma operação deflagrada pela Polícia Federal em sete estados, incluindo Mato Grosso, cumpre mandados de prisão contra pessoas envolvidas em fraude a licitação, corrupção ativa e passiva, peculato e formação de quadrilha. No Estado, foi preso temporariamente o diretor do Hospital Municipal de Barra do Bugres, Rodrigo Salmazo, que está sendo encaminhado para a Capital.

Os acusados supostamente desviavam verbas do governo federal encaminhadas às prefeituras para a compra de medicamentos para distribuição à população carente. Ao todo, são 64 mandados de prisão que estão sendo cumpridos em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Pará e Rondônia.

A secretária de Saúde de Barra do Bugres Luciana Lopes Castanha Souto vê com estranheza a realização da operação no município. Segundo ela, todas as compras de medicamentos realizadas com a  Distribuidora Sulmed, no Rio Grande do Sul, ocorreram após realização de processo licitatório. “Temos um contrato com ela, mas na época da escolha outras 11 empresas participaram”, argumenta Luciana.

Ela pontua, que como a investigação corre sob segredo de Justiça, por isso, a gestão ainda não tomou conhecimento dos detalhes do caso. “A gente está sem saber porque foram cumpridos esses mandados de busca e apreensão e a prisão do diretor”, ressalta. Ela argumenta ainda que Rodrigo não tem participação na compra dos remédios, que é feita por farmacêuticos.

A casa de um deles, inclusive, também foi visitada por agentes da Polícia Federal. “Pelo que eu soube não acharam nada. É uma ação muito estranha”, ressaltou. Logo em seguida, ao ser perguntada sobre o nome do responsável pelas compras, Luciana desligou a ligação e não atendeu e/ou retornou novas tentativas do RDNews.

O Estado registra, até o momento, o segundo maior número de prisões da Operação Saúde. De acordo com o delegado responsável, Alexandre Pauli, da Polícia Federal de Passo Fundo (RS), que coordena a operação, dos 64 mandados de prisão, 51 já foram cumpridos. Além das 11 prisões efetuadas em Mato Grosso, ocorreram 24 no Rio Grande do Sul, 3 em Santa Catarina, 6 no Paraná e 6 no Mato Grosso do Sul. Segundo o delegado, entre os presos estão 34 servidores públicos.

Além do diretor do Hospital Municipal Rodrigo Salmazo, foram presos pelos agentes federais em Barra do Bugres: o coordenador de licitações José Wilson Pereira Lage, o Maizena, o farmacêutico Germano Modesto Cagnoni e o secretário municipal de Administração e Finanças Iandro Rodrigo Monteiro Almicci. A informação é do site Barra do Bugres News.





Fonte: RD News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/91591/visualizar/