Repórter News - reporternews.com.br
Politica MT
Domingo - 01 de Maio de 2011 às 15:59
Por: Alline Marques

    Imprimir


A implantação do sistema de Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) já pode ser dada como certa e a ida da comitiva do governador Silval Barbosa (PMDB) à Europa já é um forte indício de que o modal deverá funcionar em Cuiabá antes da Copa do Mundo de 2014.
 

O modelo deverá ser anunciado logo após o retorno das autoridades que irão para Inglaterra, França, Portugal e Espanha.

Questionado sobre a viagem, o presidente da Agência Executora de Projetos da Copa do Mundo (Agecopa), Eder Moraes, admitiu que sua preferência é pelo VLT, mas adiantou que irá analisar as argumentações técnicas. Sendo assim, é fato que engenheiros, empresários e técnicos da área, já admitiram que o sistema de trilhos é muito mais eficiente, prático, confortável do que o BRT, além de ser possível aplicar uma tarifa acessível ao trabalhador.

Haveria uma preocupação com os prazos a serem cumpridos, principalmente, pelo fato do BRT já estar com o projeto básico pronto, porém Eder destaca ser uma oportunidade única para capital mato-grossense e destacou o tempo é determinado pelo ritmo de trabalho, portanto caso o VLT seja escolhido a obra funcionará em três turnos.

“É uma oportunidade única para Cuiabá de financiamento e, sobretudo, de abertura nos organismos multilaterais de financiamento, portanto, não podemos perder a oportunidade de colocar na região metropolitana um sistema de transporte moderno, confortável, que não polui e tem tarifação justa”, defendeu o novo presidente que está há uma semana no cargo.

Eder admite ainda a possibilidade de usar o BRT como um alimentador entre os terminais de VLT e os bairros, o que também ajudaria a melhor o trânsito e garantir um transporte coletivo mais eficiência para a população que sofre com a precariedade do atual modelo.

“Seria possível conciliar BRT com VLT e isso também está sendo cogitado, principalmente, nos pontos de grandes desapropriações. Estamos avaliando”, declarou.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/93483/visualizar/