Repórter News - reporternews.com.br
Politica MT
Terça - 19 de Abril de 2011 às 07:36

    Imprimir


O promotor de justiça Marcos Machado foi o escolhido pelo governador Silval Barbosa para a vaga de desembargador
O promotor de justiça Marcos Machado foi o escolhido pelo governador Silval Barbosa para a vaga de desembargador
O governador Silval Barbosa (PMDB) escolheu ontem o promotor de justiça Marcos Machado como o novo desembargador do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJ-MT). Pela manhã, todos os desembargadores votaram em Machado para integrar a lista tríplice que foi enviada para o chefe do Executivo escolher o novo desembargador. As outras duas concorrentes eram as promotoras Eunice Helena Barros e Eliana Maranhão Ayres. O anúncio oficial do governo aconteceu 10 horas após a votação.

Silval tinha até 15 dias para tomar uma decisão, mas preferiu seguir a votação dos desembargadores ainda no mesmo dia do pleito. Machado vai ocupar a cadeira de desembargador que era destinada ao Ministério Público, no lugar de Leônidas Duarte Monteiro, que se aposentou no ano passado.

Questionado sobre o motivo da rapidez de decisão, o peemedebista disse que decidiu ainda hoje (ontem) o nome que escolheria, por isso não quis postergar o anúncio.

“Não houve um motivo especial para eu anunciar rapidamente. Na verdade, decidi ainda hoje (ontem), e se eu deixo para amanhã ou depois, a imprensa ia continuar me perguntando quem seria o novo desembargador”, afirmou o peemedebista.

Silval revelou que usou como critério a escolha unânime de Machado pelos desembargadores. À tarde, ligou para o presidente do Tribunal de Justiça, Rubens de Oliveira, e assinou o ato que será publicado no Diário Oficial que circula hoje.

“Como critério, usamos a escolha unânime dos senhores desembargadores. Lá tinham 22 votos, e ele recebeu todos. Foi o mais votado da lista tríplice. Isso foi levado em conta para escolhê-lo”, disse Silval.

O chefe do Executivo estadual fez questão também de ressaltar as qualidades de Machado, que foi da Justiça e Segurança Pública (Sejusp) no curto período de governo de Rogério Salles (PSDB), e na gestão do ex-governador Blairo Maggi (PR) foi titular das pastas de Saúde, Administração e Meio Ambiente.

“Sem desmerecer as outras duas concorrentes, sei da qualidade e competência do Marcos Machado. Tenho certeza de que ele vai contribuir muito com o Poder Judiciário”, finalizou.

Após o anúncio, Machado conversou com a imprensa e disse que não sabe ainda quando vai assumir o novo cargo. Ainda hoje ele pretende conversar com o presidente do Tribunal e o procurador-geral de justiça, Marcelo Ferra, para tomar uma decisão.

“Tenho um mínimo de 48 horas e um máximo de 30 dias para assumir o posto. Vou amanhã conversar com o doutor Rubens e o meu chefe, o procurador de justiça, e só então definirei uma data”, disse Machado.

Questionado sobre a crise enfrentada pelo Judiciário desde o ano passado, Machado preferiu afirmar que a crise está ocorrendo em todo o país, minimizando os efeitos em Mato Grosso. “A crise é de Estado, e não apenas aqui de Mato Grosso”.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/95095/visualizar/