Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 17 de Setembro de 2013 às 08:15
Por: Luy de Araújo

    Imprimir


O que para alguns céticos parecia ser um sonho está se tornando realidade e provocando a transformação na vida de algumas dezenas de pessoas, na sua grande maioria mulheres que se quer vislumbrava conquistar o mercado de trabalho. Um grupo de 23 mulheres, ex-donas de casa e jovens, eufóricas com o projeto que está transformando suas vidas, após terem obtido conhecimento na área de costura industrial, através do Projeto Japuíra, tocado numa parceria entre a prefeitura municipal de Nortelândia e o Instituto Mato-grossense do Algodão (IMA).


 
O projeto teve inicio à 03 anos, e hoje representa, principalmente para as pessoas envolvidas, um novo caminho a ser perseguido pelo fato de ter tornado-as economicamente ativas, fazendo com que possam incrementar a renda familiar, onde elas chegam a ganhar entre R$ 800,00 à R$ 1.400,00 por mês.



 
As mulheres hoje contam com total apoio da Prefeitura Municipal e da Secretaria Municipal de Assistência Social. Hoje, elas se uniram, e hoje formam uma cooperativa, a COOPERMAC (Cooperativa de Mulheres Artesãs e Costureiras), uma cooperativa criada para dar suporte aos projetos de desenvolvimento econômico tanto na Zona Rural, se transformando na ponte entre o mercado e as mulheres. Inclusive, um novo grupo está sendo criado no Assentamento Barreirão, onde 15 mulheres serão inseridas com treinamento e capacitação.



 
Para Eleuza Silva (61) a inserção neste projeto melhora não só a renda, mas traz alegria e disposição. “Hoje, as coisas melhoraram bastante, pois todo começo é difícil, mas pela graça de Deus e pelo prefeito Neurilan, que tem dado todo apoio pra gente. Comecei no mês de maio deste ano, não sabia pegar em uma agulha, mas passei pelo treinamento disponibilizado, e hoje tenho renda que ajuda na complementação do meu orçamento familiar” disse Eleuza.



 
A instrutora de costura Maria de Oliveira credita o sucesso que o projeto vem tendo na cidade por conta do empenho do poder público municipal, que não mede esforços para dar as condições necessárias que exigem o projeto. “Pra mim e para todas que estão trabalhando, nossa vida é outra. Trabalhamos com todo conforto, sala climatizada, e agradeço muito a oportunidade. É uma felicidade enorme transmitir e repassar o conhecimento para quem tem o desejo de ter uma vida independente.” comenta Maria.



 
O prefeito municipal, Neurilan Fraga, demonstrou grande entusiasmo e disse acreditar que este é apenas um começo de um novo tempo em Nortelândia. “Desde o inicio do mandato, estamos trabalhando várias frentes, encontramos algumas barreiras, mas não desistimos e os resultados já começam a aparecer, e ainda teremos muito que comemorar” destacou ele. Para o prefeito, esse e outros projetos colocam a cidade no eixo do desenvolvimento econômico e social
 


 
O reitor em exercício da UFMT, João Carlos Maia, que esteve presente visitando o projeto, ficou encantado com a estrutura disponibilizada para as mulheres, mesmo com poucos recursos da prefeitura. “Realmente é admirável o que o prefeito Neurilan tem realizado no município, e vamos discutir uma parceria junto a universidade para instruir e formar essas mulheres na inserção real no cooperativismo, para a promoção do desenvolvimento sustentável no município” destaca o reitor.



 
Reitor em exercício da UFMT, João Carlos e Secretária de Assistência Social Anita Peron acompanham os trabalhos das costureiras.Imagem inline 7



 
A Secretaria Municipal de Assistência Social, Ana dos Anjos Martins Perón, que desde o início do projeto vem dando apoio para as mulheres, destacou que o projeto vem obtendo números e resultados satisfatórios, e acredita que ainda há muito que avançar, mas que não tem dúvidas de que em médio prazo ele será um grande indutor do desenvolvimento social e econômico. “Existe um comprometimento recíproco dessas mulheres e da administração com o resultado desse projeto, a prova disso é que agora estaremos expandindo para a zona rural, onde iremos gerar mais emprego no município, e destacamos que ainda há vagas para as mulheres que querem ter sua independência financeira” frisou Anita.



 
O Projeto Japuíra está localizado no Parque Agroindustrial, e funciona de segunda a sexta-feira, das 07hs às 11hs e entre 13hs às 17hs.




Fonte: ASCOM

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/9534/visualizar/