Repórter News - reporternews.com.br
Politica MT
Sexta - 08 de Abril de 2011 às 23:44

    Imprimir


O deputado federal Homero Pereira (PR) se reuniu com o presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Renováveis (Ibama), Curt Trennepohl, para buscar um consenso entre pecuaristas e fiscais do órgão, que realizam a operação Disparada. De acordo com o parlamentar, fazendeiros das regiões de Santa Cruz do Xingú (MT), Novo Progresso (PA) e Boca do Acre (AM) reclamam da "truculência" com que os fiscais vistoriam as áreas e apreendem o gado.

A operação Disparada, deflagrada na semana passada, já apreendeu mais de 4,5 mil cabeças de gado criadas em áreas que haviam sido embargadas. "Tenho conhecimento de que muitos produtores estão buscando se regularizar junto ao órgão ambiental. Eles estão fazendo a parte deles nesse processo e não há razão para intimidá-los com apreensões de seus patrimônios", argumentou o parlamentar.

Um exemplo é o pecuarista Adolfo Gonçalves dono de área em Santa Cruz do Xingu, que teme perder seu rebanho para o Ibama sem nenhuma indenização. Ele foi notificado para retirar os bois do local embargado. Contudo, garante que deu entrada no Cadastro Ambiental Rural (CAR) para acertar sua situação e já apresentou o documento à unidade ambiental.

Trennepohl afirmou que o objetivo da operação é assegurar que os pecuaristas se regularizem. "Não queremos apreensão ou multa. A finalidade é fazer que os fazendeiros façam a regularização ambiental de suas propriedades. Por isso, o procedimento é notificar da ilegalidade e cobrar providências", disse.

Todavia, conforme o advogado Stavarengo, as ações no local não têm seguido a recomendação da sede central do Ibama. "O que tem ocorrido nos municípios onde as operações foram deflagradas é bem diferente do que falou o presidente do Ibama. Tanto que a população se revoltou e acorrentou um helicóptero em Novo Progresso [Pará]"






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/96291/visualizar/