Repórter News - reporternews.com.br
Politica MT
Quinta - 07 de Abril de 2011 às 13:11

    Imprimir


Os vereadores de Sorriso devem se reunir nesta quinta-feira (7) para definirem quem assumirá a presidência e a relatoria da Comissão Parlamentar Inquérito (CPI) para investigar denúncias de corrupção, inicialmente feitas ao Ministério Público, envolvendo vereadores, secretários municipais e o prefeito Chicão Bedin (PMDB). O presidente da câmara de Sorriso, Luis Fabio Marchioro (PDT), afirmou, que devem compor a comissão três ou quatro parlamentares e ser composta por presidente, relator e um ou dois membros.

O vereador Hilton Polesello (PR) é cotado para assumir a presidência ou a relatoria. No entanto, Luis Fabio explicou que ainda não há nenhuma definição quanto aos cargos ainda e que isto será analisado e debatido hoje, durante a reunião. "Vamos sentar com todos os vereadores para pedir o apoio a CPI que é necessária para investigar esta situação que está acontecendo", explicou.

Quatro vereadores não poderão integrar a comissão: o presidente e Leocir Faccio (PDT) por serem os proponentes da CPI, além de Chagas Abrantes (PR) e Gerson Francio, o "Jaburu" (PSB) por serem citados em gravações como possíveis envolvidos no escandalo. A partir da definição do presidente, relator e membro, a comissão já deve iniciar os trabalhos de coleta de informações e depoimentos dos envolvidos.

A câmara de Sorriso aprovou na semana passada requerimento criando a CPI. São apresentadas versões distintas para o caso: uma de que cinco vereadores estariam cobrando propina para apoiarem o prefeito e a outra de que o prefeito estaria tentando corromper parlamentares em busca de apoio. O requerimento cita para serem investigados os secretários municipais Santinho Salerno (Indústria-Comércio) e Zilton Almeida e o prefeito. Porém, a câmara também deve investigar os vereadores Gerson Francio (Jaburu) e Chagas Abrantes que foram citados.

A divulgação de um vídeo com diálogos entre o secretário Santinho Salerno, os vereadores Chagas e Jaburu, no final do ano passado, acabou resultando na criação da comissão. No vídeo, postado no You Tube, Santinho diz que Jaburu "pediu R$ 100 mil" para dar apoio ao prefeito. Depois, Jaburu entra na sala, começa a dialogar e fala que o valor aumentou para R$ 400 mil. A gravação foi feita ano passado porque, em um trecho, o secretário sugere tentativa de acerto para vereadores antes do natal.

No You Tube, não consta o nome do autor das gravações e o vídeo foi postado na conta "speedysilva1979" (não há mais informações de quem seja). A data que foi divulgado é do último dia 1º de abril.

O prefeito Chicão Bedin disse anteriormente que iria se pronunciar somente após a manifestação oficial do Ministério Público Estadual sobre o caso.
 





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/96390/visualizar/