Repórter News - reporternews.com.br
Politica MT
Quarta - 23 de Março de 2011 às 08:02

    Imprimir


A reforma política esteve em pauta na noite de ontem (21). Na sede da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Mato Grosso (OAB/MT), políticos, representantes de entidades de classe e da sociedade civil organizada puderam trocar ideias e impressões acerca do tema. “Os magistrados participam ativamente do processo eleitoral. Nada melhor do que contribuirmos com nossa experiência para o aprofundamento do processo”, destacou o presidente da Associação Mato-grossense de Magistrados (Amam), Agamenon Alcântara Moreno Júnior.

A audiência Pública foi promovida pelo senador Pedro Taques (PDT/MT) e pelo deputado federal Valtenir Pereira (PSB/MT). “É oportuno e importante trazer a sociedade para este debate”, salientou o deputado. “No Congresso, dizem que sempre que não querem resolver um problema é criada uma comissão. Neste caso, estou bastante otimista quanto à seriedade e o empenho de todos os integrantes em avançarmos nesta questão”, complementou o senador, membro da Comissão Especial para a Reforma Política.

No encontro, proferiu palestra o presidente de honra do Movimento de Combate a Corrupção Eleitoral (MCCE), juiz de Direito do Estado do Maranhão, Marlon Reis, que fez um resgate histórico da representação partidária. “Os partidos políticos potencializam a ação dos indivíduos. Porém, hoje, não se sabe mais para que vieram os partidos. É fundamental que façamos uma reforma na representação e na interlocução da sociedade”.

Outro ponto abordado pelo magistrado foi o financiamento das campanhas eleitorais. “Hoje vivemos um sistema de faz-de-conta, em que muitos políticos fingem que prestam contas e os órgãos competentes fingem que fiscalizam. É preciso que haja de fato um sistema eletrônico de transferência desses recursos para que se evite que os políticos, quando eleitos, devam mais a seus financiadores do que a seus eleitores”, finalizou.

Na segunda palestra da noite, a deputada federal e ex-prefeita de São Paulo, Luiza Erundina (PSB/SP), defendeu a mobilização popular para o avanço da reforma. “Hoje existe um clima mais favorável para caminharmos com as reformas. Mas é imprescindível que toda a sociedade participe, ativamente, do processo”, concluiu a parlamentar, uma das criadoras da Frente Parlamentar pela Reforma Política.
 






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/98175/visualizar/