Repórter News - reporternews.com.br
Policia MT
Quarta - 16 de Março de 2011 às 14:26
Por: Hebert Almeida

    Imprimir


A segurança pública em Mato Grosso está em estado crítico. Levantamento realizado pela própria Polícia Civil mostra que 64 delegacias no interior não possuem delegado titular. Mais: , em 37 não há escrivão de Polícia e, em 44 delas, as equipes contam com menos de quatro investigadores. As regiões Norte e Noroeste são as que mais enfrentam dificuldades.  Com quase 2,3 mil inquéritos abertos, o Estado terá que requisitar equipes da Força Nacional de Segurança.

A sugestão para pedir reforço ao Ministério da Justiça consta de um ofício encaminhado pelo Ministério Público ao governador Silval Barbosa, ao destacar que a Estratégia Nacional de Segurança Pública (Enasp) fixou, para os estados brasileiros, a meta de concluir todos os inquéritos policiais e procedimentos investigatórios criminais instaurados até 31 de dezembro de 2007, em decorrência de homicídios dolosos.

De acordo com o titular da Procuradoria Criminal Especializada, Mauro Viveiros, todos os Estados do país terão que cumprir uma série de metas e, entre elas, consta a conclusão dos inquéritos, que deverá ser atingida até o dia 1º de julho deste ano.

Viveiros  sugeriu ainda ao chefe do Executivo que as equipes da Força Nacional de Segurança atuem nas regiões de Juína, Sinop e Porto Alegre do Norte, já que 60% dos inquéritos policiais pendentes de conclusão estão concentrados nessas três regiões do Estado, que somam um total de 351.351 km2 e possuem cerca de 695 mil habitantes. Dos inquériotos que precisam de solução 523 pertencem à regional de Juína, com sete municípios; 510 à regional de Sinop, com 24 municípios; e Porto Alegre do Norte, 11 municípios.

O procurador explica que, para atingir a meta estipulada, a Enasp disponibilizará equipes de trabalho, caso haja solicitação por parte do Poder Executivo. “Diante da necessidade de fiel cumprimento à meta exigida e, tendo em conta as graves dificuldades enfrentadas pela Polícia Civil, fizemos o pedido ao governador. Caso o governador entenda que não deve requisitar o apoio que está sendo oferecido pela União, significa que a Policia Civil do Estado têm possibilidades concretas de cumprir a meta; do contrário, não aceitar o apoio disponível pareceria uma contradição”, destacou ele.

O ofício, que foi encaminhado ao governador no dia 24 de fevereiro, também foi assinado pelo procurador de Justiça José de Medeiros.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/98953/visualizar/