Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Opinião
Quinta - 19 de Julho de 2012 às 13:41
Por: Odilon Medeiros

    Imprimir


Sem grandes esforços é possível constatar que a evolução tecnológica está atingindo todos os setores da sociedade. Também é fácil de constatar que as pessoas, sejam elas lideres ou liderados, estão mais exigentes em todos os aspectos.


É neste cenário que a consultoria de RH pode contribuir para aumentar a competitividade das empresas.


Os gestores modernos sabem da importância de cuidar do maior patrimônio das empresas e o serviço de consultoria de RH é uma excelente opção para a consolidação da competitividade das organizações.


Contudo, o contratante deve estar atento a algumas características que o consultor deve possuir, como por exemplo, ter sólida formação acadêmica, aliada a uma vasta experiência na abordagem de problemas com considerável margem de acerto.


Outros fatores contribuem para o sucesso das intervenções da consultoria de RH. Entre eles podem ser destacados que o consultor é especialista e trabalha focado no tema, acompanha as mudanças e pesquisa as tendências, não está submetido ao condicionamento provocado pela rotina da empresa.


É imparcial e neutro no tocante ao poder e não se deixa influenciar. O consultor foca em resultados mensuráveis através de uma solução particular, rápida e segura, e deve buscar alternativas que agreguem valor ao negócio e às pessoas. Para tanto, desenvolve as estratégias adequadas com foco no desenvolvimento das potencialidades e diferenciais dos colaboradores.


Essas estratégias estão ligadas aos mais diversos aspectos: planejamento estratégico, liderança, metas, satisfação, relacionamento com a comunidade e imagem da empresa, etc.


É importante destacar que o trabalho do consultor de RH visa por em prática o intuito dos gestores onde a tônica é “produzir mais com menos” e impactar positivamente a competitividade das empresas.


No Brasil, empresas estão contratando, cada vez mais, os serviços das consultorias de RH. Pesquisa recente, com quase 500 respondentes, demonstra que o mercado irá crescer ainda mais. Deles, apenas quase 10% afirmam o crescimento do setor será inferior a 5%. Para os demais, o crescimento será muito acima.


Ainda de acordo com a pesquisa, um grande percentual de consultores apresenta vivência de muitos anos na atividade. Tal facto demonstra que esses profissionais já passaram por várias crises económicas. E aprenderam com elas. 


Uma grande prova de que o trabalho do consultor é positivo, está no fato de que mais e mais executivos experientes estão a deixar as empresas para migrarem para os serviços de consultoria.


Assim, a dinâmica do mercado comprova que, de uma forma geral, as empresas que se utilizam dos serviços de consultoria de RH sofrem impactos positivos diante das concorrentes que não utilizam essa prática.


Diante do que foi dito, reflita e responda: O que é melhor? Investir ou não na contratação de uma consultoria?


Então, também aqui, faça a sua parte e seja feliz. Que assim seja!


(*) Odilon Medeiros – Consultor em gestão de pessoas, palestrante, professor universitário, mestre em Administração, especialista em Psicologia Organizacional, pós-graduado em Gestão de Equipes, MBA em vendas Contato: om@odilonmedeiros.com.br / www.odilonmedeiros.com.br




Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/artigo/108/visualizar/