Repórter News - reporternews.com.br
Opinião
Sexta - 11 de Junho de 2010 às 18:38
Por: Alexandre Bortoletto

    Imprimir


Participar de uma competição esportiva exige determinação, disciplina e muito treino. Se essa competição for uma Copa do Mundo, a pressão é ainda maior. O jogador precisa estar preparado para executar sua melhor performance a fim de conquistar o prêmio máximo: a tão sonhada taça.

Em uma situação como essa, qualquer um pode ficar ansioso, nervoso e agitado. Mas esse comportamento, tão comum no dia a dia, chega a ser fatal para a realização do sonho do jogador que quer mostrar suas habilidades no maior evento esportivo do gênero. Por sorte o atleta não precisa passar por essa prova sozinho: ele conta com a ajuda de um técnico que o auxilia na preparação técnica e psicológica para a competição.

A sintonia entre técnico e equipe deve ser total. Pode parecer piada quando os jogadores chamam o treinador esportivo de professor, mas esse é um dos papéis que esse profissional precisa cumprir. O esportista conta com o suporte do técnico para balancear sentimentos de insegurança, medo ou euforia. É essencial que ele nunca se conforme com uma performance mediana sabendo que seu pupilo tem capacidade para ir além.

A Programação Neurolinguística (PNL) ajuda a entender como o ser humano funciona, como se estrutura sua experiência subjetiva, ou seja, de que forma cada pessoa interpreta o que acontece a seu redor e como se comunica com os outros. Por meio das técnicas de PNL o treinador pode incentivar o jogador a se conhecer melhor e a entender quais são suas limitações e dificuldades e como desenvolver comportamentos positivos  para superá-las.

É importante que o técnico saiba quando recuar e deixar o atleta demonstrar suas fraquezas, para que essas sejam trabalhadas antes do grande campeonato. Preparar-se para uma competição esportiva é um trabalho em equipe, e cabe ao treinador incentivar cada jogador a confiar em si mesmo, para que se veja capaz de alcançar seus objetivos e para que encare as premiações como consequências desse êxito.

Um bom técnico mantém em todo o time um estado de motivação e foco que permanece bem depois da final do campeonato. Com a ajuda da PNL, pode formar não apenas jogadores bem preparados para as partidas, mas também pessoas que se conhecem bem e que são campeãs em todos os aspectos da vida.

 
Alexandre Bortoletto é especialista em Programação Neurolinguística (PNL) e instrutor da SBPNL – Sociedade Brasileira de Programação Neurolinguística



Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/artigo/1187/visualizar/