Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Opinião
Terça - 11 de Maio de 2010 às 13:00
Por: Wilson Santos

    Imprimir


Após visitar trinta municípios, em nossa pré-campanha, começo a entender a lógica macabra que norteou o atual governo de Mato Grosso em relação à saúde pública: o desmonte da saúde no interior, com o propósito de sufocar e asfixiar Cuiabá.

Diante disso, dizer que a degradação da saúde pública em Mato Grosso é uma fratura exposta que, por falta de intervenção eficaz, desencadeou infecção generalizada, seria ‘apenas" valer-se de uma forte figura de linguagem.

Na verdade, a situação expõe, com dramática crueza, até onde a insensibilidade de governantes pode afrontar a sensatez.

Trata-se, portanto, de uma questão de ética pública e até de moral cristã: é possível ignorar-se a dor e o drama de um ser humano, em nome de uma ‘objetividade" política que afronta princípios elementares, como o direito ao tratamento digno?

Lamentavelmente, é isso que o governo que aí está tem feito, com sistemática persistência e trágicos efeitos diretos e colaterais.

Na imensa maioria das três dezenas de municípios que visitamos até aqui, para colher de lideranças locais propostas para nosso plano de governo, o desmonte do sistema de saúde pública tem sido denunciado com dramática veemência.

Nesse quadro de infecção generalizada, há exemplos tragicamente emblemáticos. Quando adolescente, ouvia com frequência que o melhor hospital do Estado estava em Guiratinga, para onde afluíam até os "desenganados", como se dizia à época. Por décadas, o Hospital Santa Maria Bertila, fundando pelos salesianos e, depois, administrados por padres franciscanos, foi referência de proficiência médica.

Com insidiosa aplicação, o atual governo estadual repetiu em Guiratinga a perversa receita: comprou, ainda em 2005, por R$ 500 mil, o Santa Maria Bertila, que acabara de fechar por falta de apoio. Anunciou investimentos de mais R$ 200 mil em equipamentos e, em 28 de junho daquele ano - portanto há quase exatos cinco anos - prometeu reabri-lo em seguida. Até hoje não cumpriu a promessa, e o histórico hospital se desfaz, vitima da mesma e trágica mazela que ataca os pacientes que já não pode receber e tratar: o abandono e a insensibilidade dos ‘poderosos" de plantão.

Se, da perspectiva humana é impossível encontrar um mínimo de lógica na loucura que move o governo a gastar dinheiro público na aquisição de hospitais privados para...fechá-los, do ponto de vista da "política" mais perversa, a monstruosidade se explica.

Desmontar a estrutura de saúde no interior significa, como se viu, inundar Cuiabá com uma demanda tal que sufoque e desmoralize a rede pública da Capital. Nessa conta macabra, as vidas que se perdem não contam. Só os resultados ‘eleitoreiros" que alguns pensam auferir.

Não longe de Guiratinga, Tesouro não tem sequer uma aparelho de raio-X, o que obriga a grandes deslocamentos de pessoas com problemas relativamente simples, onerando o sistema já falido e ampliando os riscos de acidentes em viagens de ambulâncias igualmente sucateadas.

Em Cuiabá, e seguindo a mesma e perversa receita, o governo que aí está comprou e fechou dois hospitais sem que tenha acrescido, em troca, um único leito.

Em número muito aquém do desejável, os hospitais regionais se deterioram na medida em que a demanda aumenta por falta de uma mínima hierarquização - que exige suporte de equipamentos e de pessoal - do atendimento.

Há casos em que equipamentos sofisticados ‘mofam" há anos, inutilizados sob o peso da burocracia que impede sua instalação. Aflige e constrange constatar que a hemorragia da insensibilidade pública exaure as veias da população pobre que, às vezes a centenas de quilômetros de um ‘socorro", depende da ‘ambulanciaterapia", única ‘alternativa" de saúde que este governo incrementou - agora se sabe porque: quanto mais veículos, mais margem...

Felizmente, com os investimentos que fizemos em profissionais, equipamentos e estrutura, o sistema de saúde de Cuiabá pode responder a essa demanda ampliada pelo "descaso planejado" do governo estadual.

Está mais que na hora de estancar esse processo desumano de degradação de uma política pública que trata diretamente com a vida.

Voltaremos ao tema.


WILSON SANTOS (PSDB) é ex-prefeito de Cuiabá e pré-candidato ao Governo do Estado de Mato Grosso.



Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/artigo/1294/visualizar/