Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Opinião
Quarta - 16 de Janeiro de 2019 às 11:01
Por: Renato Gomes Nery

    Imprimir


Algumas espécies de serpentes, na Europa, são ovíparas. Ou seja elas, como as galinhas, põem ovos que tem um período de incubação para que nasçam as crias. O ovo da serpente é o título do filme da década de 1970, dirigido por Ingmar Bergman (1977) e produzido pelo gênio de Dino de Laurentis. Após a 1ª Guerra Mundial e a assinatura do Tratado de Versalhes (1919), a Alemanha que perdeu a Guerra se sentiu humilhada e ficou em péssimas condições econômicas, sociais e políticas. Este foi o ambiente propício para o surgimento do Nazismo que explorou as adversas condições em que o País ficou e propôs soluções para restaurá-lo. A receita: O livro de Hitler – Mein Kampt. Enfim, o ovo da serpente foi posto, gestado e, então, nasceu a serpente.

Na Rússia, neste mesmo período, a serpente gestou a Revolução de outubro/1917. Na China, Itália, Cuba as condições para o surgimento de regimes autoritários foram parecidas. O Golpe de 1964, foi gestado e levado a cabo para debelar condições precárias e a pretensa ameaça de implantação do Comunismo à moda Cubana em voga naquela época. Enfim, é história plasmada com os equívocos e erros cometidos.

A situação em que o Brasil se encontra ainda é muito adversa, com milhões de desempregados, saúde pela hora da morte, violência, grossa corrupção, entre tantos outros índices negativos que atormenta (medo) a população. Situação esta agravada nas vésperas de troca de mandato pela falta de bom senso e limites dos outros poderes: ameaça de soltar centenas de presos condenados; aumento de salários do Poder Judiciário e dos funcionários, sem medir as consequências dos seus reflexos. Aprovação do aumento do teto para que maus gestores possam gastar mais e mais, como se não fossem esta uma das causas da crítica situação do País. Aprovação de orçamento com déficit astronômico. O Poder Judiciário e o Poder Legislativo armaram o gatilho e apontaram a arma para suas têmporas

No Brasil de hoje temos um Presidente cercado de militares que namora ostensivamente com o autoritarismo e tem massivo apoio popular. Além do mais, no cenário internacional, existe uma tendência autoritária implantada na China, na Rússia, Hungria e, nos EUA, onde um Presidente Populista não esconde o seu desapreço para com a democracia. O ambiente interno e externo é propício para que o ovo da serpente esteja sendo gestado com todo vigor. Encerro, com a citação de Hans Vergerus:

[…] qualquer um que fizer o mínimo esforço poderá ver o que nos espera no futuro. É como um ovo de serpente. Através das membranas finas pode-se distinguir o réptil já perfeitamente formado.

Renato Gomes Nery é advogado em Cuiabá. E-mail – rgnery@terra.com.br



Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/artigo/2389/visualizar/