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Opinião
Terça - 24 de Dezembro de 2019 às 11:24
Por: Benedito Figueiredo Junior

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A Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica lançou a campanha de nome “Não é tão simples quanto parece” no intuito de chamar a atenção da sociedade que procedimentos médicos, por menos invasivos que sejam, ter que ser realizados por especialistas médicos. Essa campanha foi desenvolvida pelo Decom com o consultoria do Dr. Ricardo Boggio, Regente do Capítulo de Cosmiatria e o acompanhamento direto do Presidente Niveo Steffen.

Os procedimentos que são alertados nessa campanha são os que estão mais na moda e massificados como Preenchimento Labial, Bichectomia, Rinomodelação, Lipoaspiração, Harmonização Facial, Botox, Procedimentos nos Olhos, lipo da papada.

A campanha toda é um alerta para muitos casos que vemos na mídia de procedimentos que deram errado

O procedimento mais anunciado é a Harmonização Facial. Um dos alertas na campanha é que a harmonização é um tratamento e não um procedimento simples, visto que são usados preenchedores faciais, por isso é indispensável conhecer a anatomia facial aplicada, dominar todas as áreas de risco da face (com especial atenção ao complexo sistema vascular), ter uma técnica refinada e assertiva, além de, é claro, estar preparado para lidar com todas possíveis complicações – das mais simples àquelas de maior importância.

A campanha toda é um alerta para muitos casos que vemos na mídia de procedimentos que deram errado e a pessoa teve reação alérgica, infecção, teve que fazer enxerto, sem contar os casos mais graves que sem o devido socorro, pode sim levar o paciente a morte.

E como a própria campanha diz “Converse com um cirurgião plástico membro da SBCP e faça as escolhas certas!”

Afinal não vale a pena arriscar sua vida com não-médicos.

BENEDITO FIGUEIREDO JUNIOR é cirurgião plástico.



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