Repórter News - reporternews.com.br
Opinião
Quinta - 18 de Junho de 2020 às 16:41
Por: Elias Opolski

    Imprimir


A pandemia mundial do novo coronavírus alterou a rotina de milhares de empresas, instituições públicas e privadas exigindo tomadas de decisões rápidas e adoção de novas medidas, principalmente para proteção de dados e informações corporativas. Empresários e gestores tiveram que adaptar a forma de trabalhar colocando em home office funcionários de diferentes setores e níveis hierárquicos.

Inclusive, algumas empresas já estão repensando a questão do trabalho em home office não apenas na pandemia, mas para se tornar definitivo em alguns setores. Com isso, precisam adotar mecanismos para minimizar riscos de exposição indevida ou acesso não autorizado a informações sigilosas.

Trabalhando de casa, muitos colaboradores utilizam ferramentas e equipamentos próprios, como computadores, celulares e internet. Algumas empresas até fornecem computadores para funcionários utilizarem no teletrabalho, mas é preciso lembrar que o colaborador pode ter uma internet sem qualquer tipo de controle e infectar o dispositivo. Redobrar os cuidados ao acessar informações, dados e programas específicos da empresa é essencial, pois utilizando seus próprios equipamentos e infraestrutura de rede, colaboradores podem expor a informação a riscos caso não tomem medidas de segurança recomendadas.

Quem é empresário ou gestor de uma instituição que adotou o teletrabalho ou pensa em recorrer a essa modalidade, não precisa entrar em desespero. A intenção desse artigo é contribuir com solução de segurança e lembrar que adotando as medidas recomendadas, diversos negócios podem funcionar com colaboradores trabalhando de suas respectivas casas.

A tecnologia que entregamos hoje permite que empreendimentos de diversos segmentos, órgãos públicos e autarquias continuem operando nesse período de pandemia e agregando benefícios para todos que fazem parte de suas estruturas. Afinal, com o home office empresas garantem os empregos e a segurança dos colaboradores evitando que se sejam expostos ao risco de contrair ou propagar o coronavírus.

Outros benefícios envolvem redução de custos como energia elétrica, manutenções e limpeza, além do tempo de deslocamento dos funcionários até as empresas, permitindo em algumas situações, a otimização de recursos que podem aumentar a produção. Dentro dessa proposta, uma ferramenta de segurança pode ser instalada na empresa é a rede privada virtual (VPN) que permite ao usuário se conectar com a empresa e ter acesso, via internet, aos todos os serviços e sistemas de forma segura, de qualquer lugar que ele esteja. Outra possibilidade é acessar a nuvem de arquivos da empresa com total segurança das informações.

Com essa solução em segurança, o funcionário pode trabalhar em home office utilizando seu próprio computador sem qualquer preocupação. Através de uma conexão segura que integra a solução de segurança que oferecemos, o colaborador consegue acessar informações da empresa sem correr risco de exposição indevida na internet. A ferramenta impede que pessoas maliciosas consigam roubar informações confidenciais ou sensíveis ao tentarem fazer varredura em busca desses dados corporativos.

Outra possibilidade é instalar uma aplicação no computador da empresa, que limitará os acessos do funcionário trabalhando em home office aos programas e informações que tem dentro da empresa. São soluções seguras de acesso, totalmente eficaz e recomendável para que as empresas possam adotar o teletrabalho sem comprometer a segurança de suas informações ou produtos e preservar a saúde dos colaboradores.

Afinal, a segurança de dados é primordial para evitar contratempos e prejuízos imensuráveis. A Team Ti já atua dessa forma oferecendo serviços de excelência na solução em segurança e está atenta às novas demandas. Mais do que isso: está preparada para garantir a continuidade nos negócios dos clientes de forma segura e produtiva equilibrando a tecnologia com as estratégias da empresas.

Elias Opolski é especialista em tecnologia da informação e CEO na TEAM Ti. Email: elias@teamti.com.brv



Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/artigo/3140/visualizar/