Repórter News - reporternews.com.br
Opinião
Quinta - 11 de Março de 2021 às 09:02
Por: Renato Gomes Nery

    Imprimir


Chu En-Lai foi pioneiro da Revolução Chinesa. Foi Primeiro Ministro da China Comunista desde a sua fundação, em 1948 até a sua morte em 1976. Era tido como um sábio. Morou no Japão e na França, Sobreviveu a todos os solavancos como a guerra contra os nacionalistas e atrocidades praticadas pela Revolução Cultural Chinesa.

As suas qualidade mediadoras levaram a evitar uma Guerra Civil, durante a Revolução Cultural Chinesa. Sobreviveu a Mao e ao Maoismo. É tido como o revolucionário perfeito e o maior estadista de sua época pelo então Presidente Nixon. Teria sido o mentor da modernização da China.

Num dos períodos mais cruentos da Revolução Chinesa, onde pereceram milhões de pessoas, um seu admirador não entendia por que Chu-En-Lai, um homem tão sábio e tão afável fazia parte do Governo. Ao fazer esta pergunta a ele, teve como resposta, o seguinte: se não estivesse aqui as coisas seriam muito piores!

Ministro da Economia, um liberal de carteirinha, viu minguarem dia a dia o seus ambiciosos planos liberais

Lembrei deste episódio, nesta quadra lastimável em que vive o nosso teimoso Brasil. Parece uma nau sem timoneiro solta num mar revolto. A pandemia sem um comando central e a obstinação contra a vacina prometem a nos levar ao caos que se avizinha dia após dia.

O nosso comando central preocupado em armar a população não se importa com o recrudescimento do número de vítimas que aumenta exponencialmente todo santo dia, sob o escárnio do Chefe da Nação que dá diariamente a receita, ante a nação estarrecida, de como não combater a pandemia.

E como sabichão de todas as ciências e artes, o Chefe Supremo, já deu mostras de suas aptidões na educação, na saúde e ora na economia ao intervir no mercado, via Petrobrás, para mostrar como se fazem as coisas. Na sua demonstração de apreço nomeou um leal militar para a chefia da companhia como se a lealdade – e não a aptidão - fosse a solução para todos os males do País.

Esta introdução é para chegar a um curioso personagem deste lastimável Governo: o Ministro da Economia. Um liberal de carteirinha que viu minguarem dia a dia o seus ambiciosos planos liberais. A sua famosa equipe foi triturada pelo seu Chefe. E parece que comunga do mesmo mal do Ministro da Saúde que, na sua humilhante subserviência, afirmou “que manda quem pode e que obedece que tem Juízo”.

Eu fico me perguntando o que faz o referido todo poderoso Ministro que não apagou a luzes da ribalta e não saiu de fininho. Eu quero crer que ele não tenha a sabedoria e nem a grandeza de Chu-En-Lai que ficou para evitar o pior. Parece-me que a humilhação que sofre esteja nas mãos dos seguimentos que representa no Governo e o manipulam como um boneco de cordas!

Renato Gomes Nery é advogado.



Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/artigo/3635/visualizar/