Repórter News - reporternews.com.br
Opinião
Segunda - 26 de Abril de 2021 às 05:40
Por: Luciano Vacari

    Imprimir


Em 24 de abril é comemorado no território brasileiro o Dia do Boi, uma data que busca relembrar o papel deste importante indivíduo no processo de ocupação do país e também como agente fornecedor de alimentos para o ser humano. O boi foi trazido ao Brasil pelos europeus com o intuito de ajudar no desenvolvimento das atividades agrícolas, como força motriz e para a produção de carne e leite para a população que chegava às Américas.

Ao longo dos anos, o animal foi ocupando espaços em todas as regiões e culturas do país, se tornando um verdadeiro ícone social e econômico muito além do alimento. Seja na expansão agrícola e territorial da cultura da cana-de-açúcar, seja na ocupação dos campos gerais, o boi foi fundamental para o transporte, a produção e demonstração de poder e riqueza.

Mais do que sal e açúcar, suas cangas levavam a esperança de pessoas que queriam desbravar o sertão, e assim, o animal que exercia papel fundamental para o desenvolvimento de atividades econômicas também foi se tornando uma espécie de entidade nas diferentes manifestações culturais brasileiras. Ele está nas

Pode ser um cheiro, um som ou uma imagem. Impossível não lembrar o rangido dos carros de bois carregando o desenvolvido e o futuro do Brasil.

vaquejadas nordestinas, no Bumba meu boi do Norte, nas tropas gaúchas, nas festas de peão do interior paulista e no Pantanal.

O gado permeia a memória do brasileiro como uma espécie de elo com as raízes afetivas do interior do país. Pode ser um cheiro, um som ou uma imagem. Impossível não lembrar o rangido dos carros de bois carregando o desenvolvido e o futuro do Brasil.

O boi é a história do movimento em solos nacionais e instrumento da cultura brasileira. Um povo vive de sua memória, de suas lembranças e o boi faz parte de tudo isso. Não podemos apagá-lo.

E, assim como todas as atividades desenvolvidas pelo homem, a pecuária também está em constante processo de amadurecimento e melhoria. Adaptar a relação com o gado para se adequar aos novos parâmetros de conservação ambiental, bem-estar animal e saúde humana também faz parte deste convívio.

Graças à pata do boi, o Brasil foi ocupado e desenvolvido. Sua carne e seu leite alimentam pessoas, geram renda para famílias do país inteiro e a receita nacional por meio das exportações.

O boi precisa ser celebrado, reconhecido como patrimônio nacional por toda sua contribuição no processo de ocupação e desenvolvimento deste país.

Temos que reverenciá-lo!

LUCIANO VACARI é gestor de agronegócios.



Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/artigo/3733/visualizar/