Repórter News - reporternews.com.br
Opinião
Sexta - 05 de Novembro de 2021 às 11:17
Por: Matheus Gasparoto Morais

    Imprimir


Ultrassonografia de próstata pela via abdominal é um exame de imagem não invasivo, que tem por objetivo avaliar a saúde da próstata. É por meio dela que o médico especialista, o urologista, consegue identificar alterações ou lesões que possam estar presentes na região e que possam indicar a existência de infecção, inflamação ou câncer.

Apesar do estigma que muitos homens ainda possuem com relação a esse tipo de procedimento, ele não causa dor e nem provoca efeitos colaterais. Por meio dele, é possível analisar a área da bexiga, próstata e as vesículas seminais. As imagens são obtidas em tempo real, por meio de ondas sonoras de alta frequência que rastreiam possíveis doenças.

A indicação é de que homens acima de 45 anos façam o exame anualmente. Aqueles que estão abaixo dessa faixa etária, mas que apresentam quaisquer tipos de sintomas ou alterações, também devem fazê-lo. Para o procedimento é preciso apenas estar com a bexiga cheia, hidratando-se cerca por até uma hora de antecedência.

As imagens são geradas em tempo real e o exame completo dura cerca de vinte minutos. Após a finalização, o paciente é imediatamente liberado, não sendo necessário qualquer tipo de repouso. Com o resultado em mãos, o urologista poderá decidir se há necessidade de solicitar biópsia ou alguma outra conduta e tratamento da próstata do paciente.

Entre as principais lesões ou alterações na região que podem ser observadas por meio da ultrassonografia abdominal o espessamento do músculo vesical; hiperplasias prostáticas; protusão prostática vesical; traumas; cálculos vesicais; exame digital alterado com PSA normal em pacientes de qualquer idade; diagnosticar infertilidade e câncer de próstata, entre outros.

Esse tipo de procedimento também é realizado no Hospital São Judas, que possui um centro de diagnóstico por imagens avançado com aparelhos de alta tecnologia, exames de precisão e profissionais altamente qualificados para identificar alterações, tudo para a saúde do paciente. A próstata é uma glândula do sistema genital masculino, localizada na frente do reto e embaixo da bexiga urinária.

Seu tamanho varia com a idade. Em homens mais jovens, tem aproximadamente o tamanho de uma noz, mas pode ser muito maior em homens mais velhos. Sua principal função é a de fabricar o líquido prostático, protegendo os espermatozoides, aumentando as possibilidades reprodutivas e maximizando as possibilidades de fecundação.

*Dr. Matheus Gasparoto Morais é médico e diretor do Hospital São Judas Tadeu



Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/artigo/4148/visualizar/