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Opinião
Quarta - 18 de Maio de 2022 às 08:14
Por: MARIA AUGUSTA RIBEIRO

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A evolução da tecnologia afetou o comportamento das pessoas e o mercado passou a sentir necessidade de pesquisar a fundo as necessidades do publico digital e trazer soluções mais assertivas aos produtos e serviços comercializados. É assim que netnografia é uma aliada a área de UX ou experiência do usuário.

Mas o que é Netnografia? E UX? E essa tal de experiência do usuário?

Netnografia:

Inventada por Robert Kozinets, a Netnografia é uma pesquisa de mercado super adaptativa. Pois consegue captar informações que ajudam a compreender a jornada de consumo de um usuário no meio digital.

Esse método de pesquisa de mercado, ajuda a segmentar o consumidor de forma mais rápida, mais barata, e que se adapta melhor à velocidade das interações dos consumidores em ambiente digital e principalmente nas redes sociais digitais.

Além de utilizar métodos multicanais para estudar o comportamento do consumidor, a Netnografia é uma ferramenta que causa pouca fricção. E o que isso quer dizer?

Que o pesquisador causa pouca interrupção nas comunidades avaliadas e isso estimula interações mais sinceras e ajudar a saber qual a real necessidade do usuário.

UX ou Experiência do Cliente

UX estuda a experiência do usuário de um produto ou serviço oferecidos online com o objetivo de estimular melhorias constantes. Como a própria sigla já entrega o significado a experiência do usuário ou UX busca entender o que qualifica ou prejudica a relccao do usuário com o que é oferecido digitalmente.

A transformação digital afetou o comportamento do consumidor, que agora exige um grau maior de criatividade das empresas para vender de forma assertiva.

Essa compreensão de quem é cliente, quem é fã ou quem pode se tornar um em potencial vai precisar de uma ajudinha da Netnografia e da turma de UX.

E dois grandes benefícios do casamento da Netnografia com o UX são fundamentais para se gerar insights que atendam ao consumido a otimização de persona e o desenvolvimento de planejamento estratégico mais veloz.

As chamadas personas são personagens fictícios criados para representar os diferentes tipos de usuário dentro de um alvo demográfico. Eles são essenciais para as macas como balizadores das necessidades do cliente.

Nesse caso com a pesquisa netnográfica aplica as personas é possível otimizar seu publico alvo gerando maior lucro prestando atenção a quem é de fato o publico alvo.

Com pesquisas de mercado adequadas a cada situação naturalmente aparecerão informações consistentes que vão gerar insights para a elaboração de estratégias inseridas na realidade do consumidor desejado e assim auxiliar na tomada de decisão.

A netnografia é indicada para toda tomada de decisão envolvendo marcas e pessoas, então se deseja aplicar essa ferramenta aliada a experiência do usuário é bom ter em mente que vão precisar inserir mais pessoas diferentes trabalhando em conjunto do que ferramentas que gerem relatórios automáticos.

Pode parecer simples, mas o casamento da netnografia com o UX tem potencial para fornecer importantes insumos estratégicos na atuação das marcas em ambiente digital e melhorar a comunicação com o publico alvo.

Levem em consideração contextos em que estão inseridos os usuários, gestos, vocabulários, imagens, reações, referencias, necessidades ainda não atendidas. Pensem sempre que do macro vamos ao micro para compreender o que deseja o cliente a assim potencializar produtos e serviços.

A experiência do usuário ou UX e a netnografia tem muito mais com saber com quem esta do outro lado da tela do que entender de mecanismos automatizado. Se quer entender o consumidor digital mergulhe fundo na realidade deles e descubra toda a informação que puder gerar insights e elevar a régua de empresas que entendem seu cliente.

Maria Augusta Ribeiro é especialista em Netnografia e Comportamento Digital.



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