A arquitetura de Deus Depois de divisão das terras, Calebe se aproxima de Josué para contextualizar
Depois de fazer a divisão das terras, Calebe se aproxima do seu amigo Josué para contextualizar o ocorrido naqueles anos que viveram juntos.
Calebe tinha 40 anos quando foi escolhido para ser um dos espias na terra de Canaã. Ele trouxe a Moisés um relatório digno, com qualidade e cheio de otimismo, mesmo vendo os gigantes que habitavam aquelas terras.
Moisés elogiou a fidelidade e a fé do jovem Calebe. O líder de Israel prometeu a Calebe que ele entraria na terra e seria um dos herdeiros. Apenas Josué e Calebe entrariam na Terra Prometida, além da nova geração de indivíduos do povo.
Após os 40 anos caminhando no deserto, eles chegaram ao Rio Jordão, e a Palavra de Deus disse que eles lutaram por aproximadamente cinco anos para conquistar a terra dos seus antepassados.
Na conversa e contextualização com Josué sobre o histórico, Calebe já estava com 85 anos e se sentia um jovem no seu íntimo, mesmo com a idade avançada.
A juventude de Calebe não estava nele especificamente, mas sim em Deus, que lhe dava forças todos os dias para que ele pudesse ter garra, perseverança e esperança.
Que plano maravilhoso Deus preparou para Calebe! Que histórico lindo! Será que nas nossas vidas nos manteremos firmes com Deus, mesmo em meio às dificuldades, preocupações e desgraças deste mundo? Como será a sua fé quando passar pelas dificuldades?
Calebe estava firme em sua fé, motivado e confiante. De escravo no Egito, peregrino no deserto, estava à frente da Terra Prometida, mas, pelo desânimo e fracasso do povo, também foi penalizado e teve que andar 40 anos pelo deserto, para, enfim, lutar e conquistar a Terra de Canaã.
Deus é o nosso arquiteto. Que nós também possamos ter um final feliz como o de Calebe que, apesar das intempéries da vida, foi um vencedor e desfrutou da Terra que mana leite e mel.
A terra de Canaã ficou no passado, a nossa esperança é estarmos na nova Terra Prometida. Isso nós conquistaremos quando Jesus Cristo retornar a este mundo como Rei do Universo.
Eu sei que Deus tem os mesmos planos para as nossas vidas, mas precisamos querer e aceitar a sua graça maravilhosa. A escolha está em nossas mãos. Que o nosso destino possa ser como o de Josué e Calebe, conforme descrito em Josué 14:7-11:
“Eu tinha quarenta anos quando Moisés, servo do Senhor, me enviou de Cades-Barneia para espionar a terra. E eu dei um relatório que sabia que era verdadeiro. Os homens que foram comigo espalharam o medo no meio do povo, mas eu obedeci fielmente ao Senhor, meu Deus. Naquele dia Moisés me fez a seguinte promessa: ‘Calebe, você obedeceu fielmente ao Senhor, meu Deus. Por isso fique certo de que você e os seus filhos serão donos para sempre de toda a terra que pisarem’.
E Calebe continuou: ‘Agora veja! Faz quarenta e cinco anos que o Senhor Deus disse essas coisas a Moisés. Isso foi no tempo em que o povo de Israel atravessava o deserto; e o Senhor me tem conservado com vida até hoje. Olhe para mim! Estou com oitenta e cinco anos e me sinto tão forte hoje como no dia em que Moisés me mandou espionar a terra. Ainda tenho bastante força para combater na guerra e para fazer o que for preciso’”.
Francisney Liberato é auditor do Tribunal de Contas.
Comentários