Repórter News - reporternews.com.br
Opinião
Terça - 07 de Junho de 2022 às 04:29
Por: Roberto Barreto

    Imprimir


O desenvolvimento sustentável exprime a relação entre crescimento econômico, conservação ambiental e preocupação social. E olhar para o meio ambiente e conceitos como sustentabilidade corporativa tem sido cada vez mais abordados pelas empresas.


Mas, o que é ser uma empresa sustentável. No nosso entendimento, ser sustentável é ter o olhar direcionado para o futuro, o que engloba não só a natureza, mas a própria empresa, seus colaboradores, clientes, parceiros e a comunidade.

Sendo assim, é natural que as organizações busquem maneiras de se diferenciarem a partir de novas práticas.

O principal benefício da sustentabilidade é a preservação ambiental por meio de medidas como economia de energia elétrica, utilização de fontes alternativas de energia, reciclagem de materiais, tratamento do lixo, diminuição na emissão de gases poluentes, fim do desmatamento e incentivo ao consumismo sustentável, utilização de produtos reciclados, entre outros.

Trazendo isto para dentro do meio corporativo, uma empresa sustentável é aquela que planeja suas ações econômicas contemplando atitudes éticas, conscientes e que colaboram para um mundo melhor. Ou seja, antes de colocar seus planos em prática, ela analisa se haverá algum impacto no meio ambiente e se, de alguma forma, estará beneficiando as pessoas ao seu redor.

A sustentabilidade garante que as próximas gerações possam viver em um mundo mais equilibrado, onde a tecnologia e o desenvolvimento social consigam evoluir sem causar danos aos ecossistemas e sem prejudicar o futuro do planeta.

A qualidade de vida que sonhamos para nossos filhos e netos só será alcançada se, hoje, adotarmos a sustentabilidade em nosso dia a dia e isso vale para as empresas, que, quando têm consciência ambiental, se revelam como mais inovadoras, porque estão constantemente revisando processos para encontrar novas soluções.

E é fato que, atualmente, os consumidores querem que as empresas não pensem apenas em seu próprio crescimento, mas que igualmente busquem atividades que elevem a qualidade de vida dos trabalhadores.

Naturalmente, as ações de sustentabilidade da empresa se refletem na comunidade onde está inserida e em toda a sociedade.

Importante destacar que é preciso que a consciência ambiental também seja praticada individualmente, que seja ampliada cada vez mais a percepção das relações entre a saúde do corpo e da mente e a saúde do planeta que nos convida à urgente transformação de nosso estilo de vida e, consequentemente, das inúmeras escolhas que fazemos no cotidiano.

Se praticamos a sustentabilidade de forma individual e coletiva no nosso dia a dia, é possível, sim, termos um futuro melhor para todos.

Roberto Barreto é médico gastroenterologista e endoscopista, vice-presidente da Sobed/MT e empresário



Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/artigo/4582/visualizar/