Repórter News - reporternews.com.br
Opinião
Quinta - 16 de Junho de 2022 às 10:53
Por: Renato Gomes Nery

    Imprimir


Um jornal diário da TV – Centro América, exibiu, na semana passada, uma reportagem, onde conta a história de muitas pessoas que estão muito além do peso e aguardam, há muito tempo, por uma cirurgia bariátrica pela rede pública.

As cirurgias feitas, pela rede privada de hospitais, são muitos caras e está fora do alcance da maioria daquelas pessoas que somente têm uma saída: esperar pelos ínvios caminho da Saúde Pública.

As vidas dessas pessoas é uma via crucis, pois o mundo não foi planejado para elas. A cadeiras são pequenas. Pelas catracas dos ônibus elas não conseguem passar. Elas sequer podem sair de casa, pois não cabem nos lugares normalmente frequentados pelas pessoas. Elas são isoladas e solitárias.

Enfim, uns párias da sociedade que lhes virou as costas e eles estão completamente abandonados, nas filas do abandono, privados de uma vida normal.

Enfim, nesta sociedade de tantos abandonos, os gordos são apenas mais uns de que a sociedade esqueceu. Inventaram até a aversão a gordo: gordofobia. Deve ter pobrefobia, petrofobia e gayfobia e, por ai, vão as sandices para afastar as pessoas que são diferentes.

A sociedade é múltipla e composta de tudo e de todos. Todos são serem humanos que merecem viver dignamente e ter acesso aos direitos e aos bens que o Criador pôs à disposição.

Quaisquer restrições são abismos perversos, que se abrem em detrimento, normalmente, das minorias, numa sociedade acometida por uma doença grave conhecida pelo nome de indiferença.

E estas pessoas discriminadas, como a maioria dos brasileiros, apenas esperam que um dia a sorte mude para terem uma vida normal, mas este é um sonho adiado todo santo dia.

No Brasil, foi institucionalizado a profissão: esperar. Somos os campeões da espera. Esperamos tantas coisas que não vale a pena sequer enumerar. Chico Buarque, nos dá a noção desta angústia, na canção Pedro Pedreiro:


- Esperando, esperando, esperando

Esperando o Sol, esperando o trem
Esperando aumento para o mês que vem
Esperando um filho pra esperar também

Esperando a festa, esperando a sorte
Esperando a morte, esperando o Norte
Esperando o dia de esperar ninguém
Esperando enfim, nada mais além
Da esperança aflita, bendita, infinita do apito de um trem –

Renato Gomes Nery é advogado.



Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/artigo/4602/visualizar/