Repórter News - reporternews.com.br
Opinião
Sábado - 11 de Fevereiro de 2023 às 07:11
Por: Wisliene da Silva Cortez

    Imprimir


Cuidar da mente e das emoções, é cuidar da vida! Por vezes projetamos naquilo que julgamos essenciais e esquecemos do cuidado com a saúde, física e mental.

É importante entender que o estresse é uma reação do organismo que mescla componentes psicológicos, físicos, mentais e hormonais. Essa reação ocorre, sempre, que surge a necessidade de uma adaptação, seja no campo profissional ou pessoal.

Sentir cansaço, após uma semana intensa de trabalho não costuma ser preocupante. Porém, quando vem acompanhado de exaustão e o estresse em excesso pode indicar o que classificamos como Síndrome de Burnout.

Essa doença, segundo a Organização Mundial de Saúde, é caracterizada pelos sentimentos de exaustão e incapacidade diante do trabalho.


Por isso, analisar a si mesmo deve ser uma tarefa diária que envolve, inclusive, a reflexão quanto ao nível de estresse em que somos expostos. Essa atenção leva em consideração fatores como esgotamento físico, exaustão extrema e altos níveis de estresse que acentuam a rigidez e a irritabilidade.

Entre os sinais de alerta da doença estão a sensação de boca seca, dor no estômago, suor, tensão e dor muscular. Em outros casos estão inclusos o ranger dos dentes, roer unhas, diarreia passageira, insônia, problemas com a memória, sensação de desgaste físico constante e mudança no apetite.

Estar atento a si mesmo contribui para a identificação do estresse em excesso e o direcionamento para busca de ajuda, e a proteção da saúde mental. Para auxiliar no equilíbrio e na diminuição da carga de estresse é necessário:

1. Criar uma agenda equilibrada – trabalho e vida pessoal;

2. Melhorar a comunicação dentro e fora do trabalho;

3. Manter alimentação equilibrada;

4. Criar rotina de exercícios físicos;

5. Tenha momentos de descontração e crie hobbies;

O cuidado com a saúde tem um resultado direto na diminuição do estresse no ambiente de trabalho. Pessoas que mantêm relações saudáveis são mais leves, se sentem mais seguras e exploram melhor o próprio desempenho.

Nossos sentimentos, comportamentos e emoções são parte importante de nossas vidas e necessitam de atenção especial. Se você se percebe em constante estresse e irritabilidade, é o momento de desacelerar e focar no cuidado consigo.

Wisliene da Silva Cortez é psicóloga clínica com Orientação Humanista na abordagem centrada na pessoa.



Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/artigo/5090/visualizar/