Repórter News - reporternews.com.br
Opinião
Sexta - 15 de Julho de 2011 às 15:55
Por: José Riva

    Imprimir


União do Sul era distrito de Cláudia quando há 15 anos conquistou sua emancipação político-administrativa em meio a críticas sobre a criação de novos municípios no Brasil. E esta não foi à única luta que a população da cidade teve que enfrentar com garra e determinação. À época da operação da
Polícia Federal “Curupira”, o fechamento de madeireiras desestabilizou a economia local.

Porém, como o próprio nome já diz, a “união” das comunidades foi fundamental para que a cidade continuasse na luta pelo desenvolvimento em um momento de crise. E o espírito empreendedor dos munícipes imprescindível, assim como tinha sido para abertura de novas estradas e construção da primeira escola e igreja, em ritmo de mutirão.

E é encampando essa força conjunta que lutamos pela regularização fundiária, que não é um problema somente do município, mas do país também. Além disso, a demora para a liberação de projetos de manejo junto a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) também emperra o desenvolvimento. Sem as devidas licenças, um dos mais prejudicados é o pequeno produtor rural, que fica impossibilitado de acessar recursos do Governo Federal, destinado à Agricultura Familiar.

E não é em vão que temos cobrado agilidade e aprovado leis que beneficiem o setor. É o caso da Lei 9.523/11, que trata do Zoneamento Socieconômico Ecológico (ZSEE) para normatizar o ordenamento de ocupações. A proposta ficou quase 10 anos engavetada no Governo, mas como a participação da sociedade organizada foi possível chegar a um consenso que atenda a realidade local.

Juntamente o Governo, contemplamos o Conselho Tutelar de União do Sul com um veículo zero quilômetro e um computador. É claro que ainda há muito a ser feito. As demandas são muitas, como a necessidade de construção de casas populares, áreas de lazer, investimento em infraestrutura urbana, além de uma saúde com qualidade. Uma prioridade é o asfaltamento de mais sete quilômetros da MT-423, que dá acesso de Cláudia até a BR-163. E, é por toda essa história de luta que me disponho como companheiro e parceiro para que o município continue na busca do progresso e desenvolvimento.

Parabéns União do Sul!

Deputado José Riva, presidente da Assembleia Legislativa de MT


Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/artigo/536/visualizar/