Repórter News - reporternews.com.br
Opinião
Sexta - 07 de Julho de 2023 às 04:28
Por: Renato Gomes Nery

    Imprimir


O equilíbrio do mundo reside na convivência dos contrários. Vivemos nos equilibrando entre dois extremos. Por exemplo, o contrário de dor é o prazer. O que seria da dor sem o prazer, a satisfação, a alegria e o contentamento. A existência de um polo positivo implica na existência de outro polo negativo.

Esta questão é colocada, pelo escritor José Saramago, no livro Evangelho Segundo Jesus Cristo, onde retrata o diálogo ente Deus e o demônio, num barco dentro de um lago.

O capeta suplica a ele para acabar com guerra eterna entre os dois e o instiga para que ele o aceite de volta as suas hostes. Entretanto, o Criador é taxativo em afirmar: SEM VOCÊ EU NÃO EXISTO.

A você que começou ler este artigo e não entendeu até agora nada, eu quero dizer que temos que aceitar o mundo dual e múltiplo como ele é, pois se assim não fizermos entraremos em macha batida rumo ao fracasso.


Os problemas e os obstáculos são colocados em nossa frente para serem resolvidos e/ou transpostos, senão eles cairão na nossa cabeça lá na frente. A vida é tudo que a acontece quando paramos, mesmo que seja para fazer planos. Ela urge e exige que tomemos atitudes, mesmo que equivocadas, para fazermos consertos depois.

A solução é decorrência da luta e não da inércia.

Não esqueçam que a miséria é louca por companhia. E ela é antônimo de riqueza. É melhor ficar com a segunda do que com a primeira.

Você que está deitado (a) em berço esplêndido ou chafurdando em problemas que acha insolúveis, toma vergonha na cara e enfrente-os, pois Deus ajuda quem cedo madruga. Toma uma atitude, pois certamente você é vítima de si mesmo, recusando-se a sair do buraco para onde se refugiou e, certamente, será um fracassado e/ou vítima de uma cruel depressão.

Aos que acharam que eu estou de caso com o pessimismo, eu estou lhes dando razões suficientes do desenlace. Tomo a ousadia de dizer a todos que estão aguardando a banda passar, o que Jesus disse a Lazaro: levanta e anda.

A pior prisão é a que entramos voluntariamente. Se você entrou saia, pois vou insistir num bordão conhecido: a vida é dura para quem é mole. “Viver é melhor que sonhar! A vida é uma coisa boa.... Que o novo sempre vem...”, como ensina a canção de Belchior.

Enfrente a vida com todos os seus desafios. Transponha todos os seus umbrais! A dor é o sal da vida! Não tenha medo de sofrer, pois o sofrimento ensina a viver. Verás que valerá a pena! Seja um vencedor! “A vida é luta renhida. Viver é lutar. Viver é combate que os fracos abatem, que os fortes, os bravos só podem exaltar” - (Canto do Timbira de Gonçalves Dias). Encerro, com um dos ensinamentos do Mestre:

“Tenho vos dito isto, para que em mim tenhas paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo; eu venci o mundo”. (Apóstolo João 16:33 – Bíblia).

Renato Gomes Nery é advogado.



Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/artigo/5397/visualizar/