Repórter News - reporternews.com.br
Opinião
Terça - 18 de Julho de 2023 às 04:06
Por: Josué Viana

    Imprimir


Educar um indivíduo é um processo humano complexo, influenciado por contextos históricos, culturais, ambientais, sociais e econômicos. A Inteligência Artificial é um processo heurístico de aprender e propor soluções a partir da identificação de padrões em uma base de dados utilizando-se de métodos matemáticos.

Os saltos evolutivos do ser humano ocorreram quando a sua capacidade cognitiva foi capaz de criar soluções complexas, que têm na estruturação da linguagem seu ponto de inflexão.

A partir deste ponto, nossa memória passou a ser compartilhada e acumulada em um movimento contínuo e crescente, partindo dos primeiros registros nas pinturas rupestres até atingirmos o volume colossal de dados armazenados em servidores distribuídos pelo mundo, no conceito atual de nuvem.

O domínio da linguagem pela criança é o ponto de partida do processo educativo. A forma pela qual a criança constrói as bases de sua linguagem é pela imitação, observando o que acontece no seu entorno através da interação com o meio e seus sentidos.


Sua capacidade cognitiva promove o registro na memória a partir dos estímulos e da predisposição genética herdada de seus pais, na forma de sinapses neuronais no cérebro. Como um dos resultados desse processo de aprendizagem contínua, o indivíduo desenvolve a consciência de si e do mundo.

Os processos de aprendizagem de Inteligência Artificial ainda não são capazes de desenvolver consciência de si e do mundo. Eles reproduzem os vieses humanos impregnados nos dados coletados e armazenados e nos algoritmos desenvolvidos pelos humanos.

As tecnologias da Inteligência Artificial aplicadas à educação serão capazes de identificar padrões em cada fase da aprendizagem, auxiliando o aprendiz, o professor e as instituições na execução e na avaliação, identificando comportamentos fora dos padrões esperados e propondo caminhos possíveis para alcançar o desenvolvimento desejado. E isso é fantástico!

Agora precisamos estar atentos aos vieses humanos que influenciam a definição dos padrões desejados, mas isso sempre fez e fará parte do processo educativo: o fator humano.

Josué Viana é reitor em Unidade de Ensino Superior da Estácio.



Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/artigo/5419/visualizar/