Repórter News - reporternews.com.br
Opinião
Sexta - 25 de Agosto de 2023 às 04:22
Por: Fernanda Branco

    Imprimir


O uso do celular enquanto durante o uso do vaso sanitário tornou-se um hábito comum. Há décadas as pessoas costumam levar para o banheiro objetos que ajudem a passar o tempo enquanto as necessidades fisiológicas são feitas. Antes da disseminação da tecnologia, revistas, jornais e livros eram facilmente encontrados em banheiros, mas com a digitalização, os telefones se tornaram companheiros fieis na hora de se sentar no trono de porcelana. No entanto, esse costume pode trazer um revés.

Estudos apontam que o uso de celular no sanitário aumenta o tempo gasto no banheiro, leva a um aumento da pressão na região anal e ao esforço durante a defecação. Com isso, eles constataram que é de se esperar um aumento da doença hemorroidária na sociedade moderna.

As pessoas hoje preferem um estilo de vida mais sedentário e participam de uma dieta pobre em fibras, rica em alimentos ricos em calorias e gorduras em comparação com as gerações anteriores. Além disso, os smartphones invadiram quase todos os aspectos da vida cotidiana”.

As pessoas que costumam levar o celular para o banheiro, acabam por continuar fazendo força para evacuar mesmo quando já não é necessário, o que dilata os vasos sanguíneos das veias do reto, levando ao surgimento das hemorroidas.

Além disso, levar o celular para o banheiro pode proporcionar a contaminação do aparelho com coliformes fecais e contribuir para a proliferação de bactérias, já que, mesmo que se lave as mãos corretamente, o aparelho não será lavado e continuará infectado.

As hemorroidas são veias ao redor do ânus ou do reto que se inflamam ou dilatam. Elas podem ser externas ou internas. Quando externas, têm aparência semelhante a varizes ou a pelotas de sangue e são visíveis na borda do ânus. Já as internas não são aparentes, elas ficam acima do esfíncter anal e causam sintomas mais agudos.

Os sintomas envolvem coceira, que é provocada pelo inchaço das veias, que aumenta a tensão sobre as terminações nervosas; sangramento resultante do rompimento das veias anais, esse pode se apresentar em sangue aguado ou manchas de sangue perceptíveis na roupa íntima ou no papel higiênico; dor ou ardor durante ou após a evacuação; e saliência palpável no ânus.

O tratamento pode envolver desde medicação oral e tópica até cirurgia. Para chegar no diagnóstico e determinar a melhor forma de tratar, é necessário procurar um médico.

Para prevenir o surgimento das hemorroidas existem algumas medidas que podem ser tomadas, entre elas evitar o uso do celular no banheiro. Uma dieta saudável, à base de de alimentos ricos em fibras e frutas frescas, a ingestão adequada de líquidos e prática de atividade física também podem ajudar a evitar a doença.

E o Ministério da Saúde adverte: banheiro não é biblioteca. Permaneça sentado no vaso sanitário somente o tempo necessário para evacuar. Se não conseguir naquele momento, tente mais tarde. Procure relaxar. Muito esforço afetará as veias que podem já estar enfraquecidas.

Fernanda Branco é nutricionista e integra as equipes da Clínica Vida Diagnóstico e Saúde e Instituto de Gastro e Proctologia Avançada (IGPA)



Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/artigo/5498/visualizar/