Repórter News - reporternews.com.br
Opinião
Quinta - 14 de Setembro de 2023 às 05:16
Por: Francisney Liberato

    Imprimir


Como é um líder verdadeiro? Você se considera um líder? Tem praticado os princípios da liderança? Que poder o líder possui diante dos seus liderados? O líder deve ser verdadeiro e a verdade deve estar com ele em todos os momentos.

É sabido que o líder detém em suas mãos o poder da liderança. Esse poder deve ser exercido em todas as circunstâncias com o intuito de atingir os propósitos da organização.

O poder deve ser consensual e democrático, e não arbitrário. O líder tem a responsabilidade de conduzir o seu time para consecução do planejamento. O líder deve fazer todo o esforço necessário, mesmo que às vezes a sua decisão possa contrariar interesses particulares, para que as metas e os objetivos sejam conquistados.

O líder tem a capacidade de organizar suas atividades, de fazer cobranças sobre os seus subordinados, de dizer “sim” ou “não” para as demandas solicitadas. A ele compete admitir ou demitir os seus colaboradores. O líder deve ter respeito pelos seus liderados. O líder deve ser leal e parceiro com os seus colaboradores. Ainda a ele compete extrair o que cada membro da equipe tem de melhor.


Você se considera um líder? Você é um líder verdadeiro? A condução dos seus trabalhos tem gerado resultado?

O líder deve treinar e capacitar os seus colaboradores. O líder detém conhecimento como também a prática do trabalho. O líder é aquele que conduz a sua equipe para o sucesso individual e coletivo da organização.

O exercício do seu poder deve ser em benefício comum e harmonizado com o desejo e planejamento da instituição. O ego e a vontade pessoal do líder devem ser mitigados ou eliminados, a fim de criar um excelente ambiente de trabalho.

O verdadeiro líder jamais será aquele que exerce o poder de forma sutil ou exacerbada, mas sim o que utiliza o poder em favor dos seus liderados.

O verdadeiro líder, agindo pelos princípios, deve liderar não apenas com a mente, mas também com o coração.

Os liderados são indivíduos singulares e cada um possui as suas qualidades e defeitos, pontos fortes e pontos fracos, por isso o líder deve ter capacidade de entender a individualidade de cada ser humano e sensibilidade para que sua decisão seja a mais assertiva possível.

Enfim, o líder verdadeiro é composto por infinitas qualidades. Além disso, ele deve proclamar e espalhar esperança a todos os seus liderados na organização em que atua, para que esse poder seja exercido também em prol da sociedade.

O grande líder político e militar durante os últimos estágios da Revolução Francesa, Napoleão Bonaparte, foi feliz ao dizer: “Um líder é um vendedor de esperança”.

E você, tem vendido esperança para os que estão ao seu redor?

Francisney Liberato é auditor do Tribunal de Contas.



Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/artigo/5540/visualizar/