Repórter News - reporternews.com.br
Opinião
Sexta - 27 de Outubro de 2023 às 03:57
Por: Laudemi Moreira Nogueira

    Imprimir


O Hospital de Câncer de Mato Grosso continua fazendo história, e tenho a honra de fazer parte de todos os momentos, desde quando sonhávamos e hoje, em que vemos os sonhos se tornarem realidade. Em 1999, o Hospital dos mato-grossenses abriu as portas, e de lá para cá são tantas vitórias que fica difícil descrever aqui.

Costumo dizer à equipe que o HCanMT é um Hospital que atende pacientes com câncer, em sua excelência, mas sempre acrescento à minha fala o quanto devemos ir além da prestação do serviço. Já é marca da nossa Instituição oferecer atendimento oncológico de forma diferente dos demais hospitais.

E o que seria esse diferente? Quem já teve oportunidade de percorrer os mais de 20 mil metros de área construída que compõe o HCanMT, pôde ver uma estrutura de alto padrão, com quartos equipados que vão desde macas modernas, poltronas para os acompanhantes, televisões, banheiros adaptados, ar-condicionado e bem-estar.

Muitos pacientes chegam para atendimento e questionam: “vou ter que pagar por este quarto?” O medo reside na ideia que o conforto é para pacientes particulares ou conveniados, mas no HcanMT não, aqui fazemos diferente. Afinal, nossa missão sempre foi salvar vidas.

A diferença vai além da estrutura, mas passa também pelas equipes multidisciplinares que oferecem um atendimento humanizado visto em poucas instituições de saúde. O cuidado vai desde a alimentação, oferecida de acordo com as necessidades de cada paciente. Além disso, o setor de nutrição oferece bolo aos aniversariantes e ainda refeição para os acompanhantes.

Temos o setor de fisioterapia, um dos melhores do país, que pratica exercício com os pacientes e propõe uma metodologia lúdica para que todo mundo mexa o corpo. Aliada à psicologia, que oferece atendimento integral ao paciente e às famílias, temos ainda o serviço de capelania, que eleva a fé ao patamar de importância devido.

Recentemente, em setembro de 2023, demos mais um passo nesse jeito diferente de cuidar. Com a doação de dois irmãos, Professor Zé Nogueira e Zilma, lançamos o primeiro setor dedicado ao tratamento paliativo do estado de Mato Grosso. É a clínica Onco-hematológica Prudenciana Nogueira de Moraes, espaço mais sereno do Hospital.

Somado a tudo isso, temos voluntários que se mobilizam para cultivar sorrisos por aqui com a doação de lenços, entrega de flores, massagem, maquiagem, dança, teatro, entrega de café da manhã, realização de casamentos, presentes, etc etc. São tantas histórias que até os mais céticos na bondade humana mudam de ideia. Aqui somos abençoados e ouvimos o Sino da Superação rotineiramente.

Sem contar o apoio dos parceiros de quase 100 municípios e distritos que se dedicam à missão de salvar vidas, oferecendo um suporte importante para que continuemos sendo esse gigante mato-grossense que supera os 10 mil atendimentos por mês. Apesar de achar que números não conseguem representar a nossa dimensão, ressalto que superamos 1 milhão de atendimentos nos últimos dez anos.

Apesar das dificuldades que todos sabem, nós não desistimos jamais, porque fazemos a diferença pela Maria, mãe do Miguel e esposa do Luiz, fazemos pela Senhora Neide, avó de três netinhos, fazemos pelo Luan, criança que descobriu como é andar recentemente, fazemos por todos que colecionam amores e histórias.

Não nego que estou preocupado com o futuro, afinal, para nós ele sempre foi incerto, mas seguimos ressaltando a história que nos enobrece. Continuamos trilhando o caminho diariamente e enfrentando as dificuldades com muita garra e perseverança, porque o câncer não para, e nós também não podemos.

O Diretor Presidente do Hospital de Câncer de MT, Dr. Laudemi Moreira Nogueira



Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/artigo/5620/visualizar/