Repórter News - reporternews.com.br
Opinião
Quarta - 07 de Fevereiro de 2024 às 00:31
Por: João Lombardi

    Imprimir


É provável que em algum momento da vida todo brasileiro irá escutar alguém adiando o início das metas planejadas para o ano após o carnaval, na conhecida frase "O ano no Brasil só começa de verdade após o carnaval". Não é diferente para iniciar ou até mesmo voltar aos treinos físicos. Independente de antes ou depois desse fatídico evento que faz parte do DNA do nosso país, existem estratégias para que esse planejamento seja efetivo e valem a pena ser citados e não seja o carnaval o grande determinante do quando acontecer!


O primeiro passo é o mais importante é estabelecer metas realistas. Colocar metas específicas para curto prazo faz com que seja mais provável de ser atingido e isso representa uma conquista e a medida que estas forem sendo realizadas, o cumulativo será um número grande quando for analisado a longo prazo. Por isso, trabalhar com dados que possam ser quantificados, como peso na balança, distância percorrida ou então número de repetições de um exercício é ideal, mas novamente, desde que seja realista!

O segundo passo é fazer o esporte e/ou treino que você realmente goste. Existe uma infinidade de modalidades e cada ser humano tem os seus gostos e preferências, assim, respeitar as suas escolhas é uma estratégia para se manter fisicamente ativo. Caso você não tenha iniciado ainda uma modalidade, experimente as mais diversas delas para que a que você se identifique seja a grande escolhida e a que você conseguirá realizar por longos períodos. Lembre-se, o retorno e o começo é sempre mais devagar!

O próximo passo é ajustar os treinamentos de acordo com sua rotina. O estilo de vida que levamos nos dias atuais fazem com que seja difícil mudanças radicais no nosso dia a dia, principalmente em questões laborais, portanto, é mais provável encaixar o treinamento físico na rotina atual do que mudar totalmente a rotina para encaixar os treinos. Isso também se aplica a questões alimentares, de hidratação, ajuste de sono e também de descanso e lazer, que estão diretamente relacionados ao treinamento físico e fazem parte de uma boa qualidade de vida.

Se possível, faça sempre com um profissional de educação física/professor, pois o princípio de treinamento físico é extremamente importante para prevenção de lesões, além de trabalhar diferentes estímulos nos grupamentos musculares e também trabalhar diferentes valências numa sessão de treino como alongamento, flexibilidade, força, mobilidade, entre outros, fazendo com que o treino seja dinâmico e não monótono, diminuindo as chances de "enjoar" do treino.

Por fim, procure outros profissionais de saúde, seja antes de iniciar qualquer novo programa de exercícios, especialmente se você tiver condições médicas pré-existentes, seja para fazer a avaliação do estado de saúde anual. É importante que cada pessoa seja avaliada individualmente para que os treinos sejam executados de forma segura, e assim, se tenha o benefício máximo de uma vida fisicamente ativa, seja ela antes, depois ou independente do carnaval!

Dr. João Lombardi é médico do exercício e do esporte pela Unifesp, Pós em fisiologia do exercício e metabolismo pela USP de Ribeirão Preto, mestrando pela UFMT, médico do Brasil nas Paralimpíadas de Tóquio, médico assistente do Comitê Paralímpico Brasileiro e diretor do Instituto Lombardi, em Cuiabá (MT).



Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/artigo/5818/visualizar/