Repórter News - reporternews.com.br
Opinião
Terça - 30 de Julho de 2024 às 00:25
Por: Francisney Liberato

    Imprimir


No período da pandemia, como já mencionei, contraí esta doença perniciosa e que tem ceifado a vida de muitos seres humanos, a covid.

Por aproximadamente 20 dias, foi gerada em mim uma ansiedade incontrolável. Sempre tive o controle da minha vida. Gosto de ser assim, porém, nesse período me senti fraco e sem forças para lutar contra isso.

Nesse período, consegui dormir apenas duas noites inteiras, uma coisa estranha e, consequentemente, a minha imunidade e a vida de um modo geral ficaram paralisadas e sem perspectivas.

Vieram a minha mente dados e informações do passado. Comecei a lembrar de fatos que não foram bons para a minha vida.


Medo. Palavrinha pequena, mas com enorme significado. Lembrei-me de quando era criança e tinha medo de escuro. Medo de ir ao banheiro à noite. Lembrei-me também da minha cirurgia no nariz, depois de dias sem respirar adequadamente e dormir normalmente. Períodos difíceis do meu passado que vieram à tona com essa contaminação viral.

Por isso que o tema é: cuidado com o passado! No meu caso, complementando, vimos que falo de um passado negativo e que me causava muito medo. Não faça isso, pois ao invés de melhorar a sua ansiedade, com certeza, vai piorar.

Se for lembrar o passado, que seja de acontecimentos bons da sua vida. A cada pensamento negativo, use a sua racionalidade para pensar, no mesmo instante, em algo de bom que aconteceu com você, uma forma de ressignificar os pensamentos e sentimentos. Aplique os ensinamentos bíblicos, conforme 2 Coríntios 5:17: “Quem está unido com Cristo é uma nova pessoa; acabou-se o que era velho, e já chegou o que é novo”.

Viva o novo! Não permita que o medo paralise a sua vida! Não se entregue aos seus traumas do passado. Dê um chega para lá nessas lembranças; se for para lembrar, que seja de algo positivo e confortável.

Sugiro que você, a partir de hoje, utilize a mensagem descrita em Filipenses 4:8: “Por último, meus irmãos, encham a mente de vocês com tudo o que é bom e merece elogios, isto é, tudo o que é verdadeiro, digno, correto, puro, agradável e decente”.

Visualize o passado como um aprendizado e foque os acontecimentos puros e saudáveis!

Francisney Liberato é auditor do Tribunal de Contas.



Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/artigo/6201/visualizar/