Repórter News - reporternews.com.br
Opinião
Segunda - 25 de Abril de 2011 às 09:20
Por: Leandro Nascimento

    Imprimir


Como todos sabem que nos últimos dois anos que antecedem uma campanha política gosto de me posicionar sobre os fatos históricos que marcará a campanha política, e hoje quero falar sobre a cidade de Confresa, que até o final de 2008 saboreou um crescimento vertiginoso consequentemente da boa situação crescente da micro-região do Norte Araguaia, se tornando a cidade Central desta micro-região do Estado de Mato Grosso.

Porém no final daquele ano a cidade acabou entrando em um caos político, devido o administrador da época não dar conta de segurar a avalanche do “Poder”, portando os dois anos que se seguiram foram apenas de “conversa mole” do administrador que entrou na Poder Público, no início da administração o que se ouvia era que a caos político e o caos econômico imperado na cidade era em virtude do mau término administrativo do ex-prefeito.

Mas o assunto deve ser estudado com mais clareza e mais a fundo, o que na realidade aconteceu foram vários erros econômicos, ao invés de contribuir para a continuidade do Crescimento Vertiginoso que vinha passando a cidade o administrador preferiu uma via de mão dupla. Hoje a economia da cidade é instável, os comerciantes aparentemente desesperados, e as grandes empresas que anteriormente funcionavam na cidade estão com suas portas fechadas gerando assim um prejuízo econômico de milhões para o município, ao invés de contribuir para a construção de novas vertentes econômicas fortes no município, o administrador com uma equipe despreparada caiu em armadilhas impostas pela população, pela recente mídia que começa aparecer no município, e até pelos próprios companheiros, ele simplesmente caiu no “leva e trás” e se prendeu muito só a isso.

Sendo assim o município perdeu; primeiro as empresas que antes funcionavam não voltaram a funcionar, e os novos investimentos foram muito pequeno, para uma cidade que segundo a UNEMAT (Universidade de Mato Grosso) que de 2005 a 2008 cresceu 5% ao ano, parou e voltou a perder espaço, passando assim a decrescer entorno de 2% ao ano.

A Culpa? O Gaspar simplesmente colocou no antecessor. Com isso os grupos políticos desestruturados, começaram a crescer novamente, mas como estão todos desorganizados acabaram esperando muito para reorganizarem, enquanto isso o PMDB de Silval Barbosa e Carlos Bezerra acabou conhecendo um jovem que quer fazer história política, e saboreou um crescimento interessante da agremiação partidária.

Hoje é o único partido que tem chances reais de conquistar a cadeira do Poder Público Municipal em 2012, sendo assim usando estrategicamente os erros cometidos por Gaspar, algo semelhante ao que aconteceu com o George W. Bush (pai) quando disputou a reeleição com Bill Cliton mesmo tendo vencido a guerra do Iraque, mas esqueceu da economia interna. O próximo prefeito de Confresa será do PMDB se souber usar esse bom momento que está passando, principalmente usando as lideranças regionais e estaduais ao favor de uma possível disputa para 2012.

Quanto ao nome é impossível dizer que A ou B será a bola da vez, mas acredito que o PMDB deva escolher uma pessoa que entende de empreendedorismo, que conheça bem de administração, para que possa novamente alavancar o crescimento da cidade que ficou aquém nestes dois últimos anos, o nome deve aparecer naturalmente e não cavado por egos de pessoas que a muito sonham administrar Confresa um cidade que tem de tudo para ser a mais nova Capital do desenvolvimento do Mato Grosso.

Leandro Nascimento é Jornalista em Mato Grosso




Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/artigo/676/visualizar/