Publicado em Terça - 01 de Março de 2011 | por Aladir Leite Albuquerque

Processo mental, dádiva de Deus

Deus nos concedeu um provedor, nossa mente, que permite a nós ser humano refletir sobre si mesmo, podemos analisar dados, conceber, organizar idéias, conceitos, interferir, deduzir, decidir, estabelecer prioridades, metas, e projetar planos para o futuro.
Leia mais...

É hora da meritocracia

Publicado em Terça - 01 de Março de 2011 | por Fabio Arruda Mortara

A constrangedora batalha por cargos travada neste início do Governo Dilma Roussef corrobora o midiático estudo da OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico) que mostra ser exagerado, na comparação com países emergentes e desenvolvidos, o modelo do Estado brasileiro de nomeações de cunho político. São cerca de 22 mil vagas de comando e assessoria em autarquias, áreas técnicas dos ministérios e departamentos dos distintos órgãos da União.
Leia mais...

A Suplência de Senador

Publicado em Terça - 01 de Março de 2011 | por Lourembergue Alves

Mal começaram os trabalhos nas Casas Legislativas, e o “Senado já recebeu sessenta e seis projetos de lei”. Notícia muitíssimo boa. O triste é constatar que entre esses projetos inexiste ao menos um de autoria dos neófitos mato-grossenses. Certamente porque eles ainda brigam por melhor acomodação, ou pelo melhor ângulo de alcance dos holofotes; enquanto alguns de outros Estados se preocupam em mostrar trabalho, com vistas inclusive a mudanças na legislação eleitoral. Um deles, por exemplo, defende nova forma de eleição dos suplentes de senadores, escolhidos entre os candidatos mais votados para a Câmara Alta, em vez daquele indicado cujo nome não obteve voto algum, embora figurasse quase apagado na chapa do eleito a titular.
Leia mais...

Aposentados, heróis de nossa Pátria!!

Publicado em Segunda - 21 de Fevereiro de 2011 | por Aladir Leite Albuquerque

Algumas pessoas confundem os aposentados como pessoas já falecidas, sem utilidade na sociedade. Porém  estão totalmente equivocadas..
Leia mais...

Dengue e controle de pragas

Publicado em Domingo - 20 de Fevereiro de 2011 | por Bruno Peron

A desinformação e o consequente despreparo da população ao lidar com situações de risco de saúde ensejam o brotamento de doenças que prejudicam o cenário humano na América Latina. O ressurgimento do cólera a todo vapor no Haiti e o alastramento da dengue em vários países latino-americanos preocupam os profissionais e as instituições da saúde.
Leia mais...

Valor irrisório, porém maior

Publicado em Sábado - 19 de Fevereiro de 2011 | por Lourembergue Alves

Em um canto da sala de aula, Silva estava pensativo. Percebera que nada sabia a respeito de contas. Embaraçava quando topava com números a sua frente. Talvez por isso, sempre cometia erros. Ainda que fosse uma simples subtração. Mas alguma coisa lhe dizia que “R$ 545,00 era menor que R$ 600,00”. Seus colegas, no entanto, o convenceram do contrário. Titubeou-se por alguns instantes.
Leia mais...

O novo Oriente Médio

Publicado em Sábado - 19 de Fevereiro de 2011 | por Dirceu Cardoso Gonçalves

O povo egípcio, fortemente armado de internet e telefone celular, imobilizou e  obrigou o poderoso ditador Hosni Mubarak a renunciar, depois de 30 anos no governo. Com o mesmo aparato, antes disso, o presidente da Tunísia foi deposto e o rei da Jordânia levado a demitir o primeiro-ministro e seu gabinete. Também ocorrem manifestações antigovernistas na Argélia, Barhrein, Iêmen, Iran, Iraque e Líbia. A população destes países de constante conflito e vítima dos mais inconfessáveis interesses internacionais, parece ter descoberto sua força de mobilização e a fragilidade dos governantes, e pode mudar a geopolítica da área. Possivelmente, estamos assistindo a uma vigorosa virada de ciclo, com repercussões em todo o planeta.
Leia mais...

Mente vitoriosa

Publicado em Quinta - 10 de Fevereiro de 2011 | por Aladir Leite Albiquerque

Mentes vencedoras e mentes derrotadas Quando não lutamos estamos nas mãos dos nossos adversários.
Leia mais...

O novo e a tradição

Publicado em Quinta - 10 de Fevereiro de 2011 | por Petrônio Souza Gonçalves

Longe de Minas e das boas tradições mineiras, a presidente Dilma Rousseff segue a rotina que revela o mais profundo ensinamento de seu estado natal: trabalhar em silêncio! Em seu primeiro mês de governo, constatamos a mudança de foco na gestão presidencial, passando da origem das greves barulhentas para o anonimato das ações e planos clandestinos. Na condução de seu país, cada presidente revela a sua origem, sua formação, desde a Velha República até os dias de hoje.
Leia mais...

A arte como possibilidade de estímulo no ensino da leitura nas séries iniciais do ensino fundamental

Publicado em Quinta - 10 de Fevereiro de 2011 | por Núbia de Araújo Pombal e Silva

A psicopedagogia é uma área de estudo diretamente relacionada á área da aprendizagem escolar tanto em seu decurso normal como nas dificuldades de aprendizagem, utilizando-se de diferentes instrumentos, como a arte.
Leia mais...