Artigos Opinião
Sancione capitão, Sancione!
Este não é um artigo, é uma enquete que faço à vocês que me leem, e que gostaria imensamente de ler a opinião de cada um no rodapé desta enquete.
43 anos em MT
No dia 25 de agosto de 1976, há exatos 43 anos, eu chegava a Cuiabá pra trabalhar, vindo de Brasília no meu velho companheiro de guerra, um automóvel Corcel azul de quatro portas.
Agro brasileiro: a paixão dos gringos
Com outros 29 acordos comerciais já firmados, os quatro países do bloco estão entre os maiores PIB per capita do mundo e confirmam mercado consumidor de grande relevância global.
Saber ouvir
O que me surpreende é que quase não se ofereçam cursos de escutatória. Aliás, essa palavra, que significa a arte de ouvir, sequer existia, até que foi inventada por Rubem Alves, numa de suas belíssimas crônicas.
Suicídio em tempos de crise
Mesmo sabendo que tudo que acontece em nossas vidas de alguma forma nos traz ou trará algum aprendizado, ainda assim, é difícil e desafiador passar por essas turbulências.
Quando a esmola é grande, desconfie da “bondade”
Pois bem, alguém consegue explicar porque esses países não fazem o mesmo, tão pouco se interessam em aprender conosco vez que nossas legislações são mundialmente reconhecidas como das mais avançadas?
As caneladas
O espetáculo diário e deprimente de extinção das nossas florestas merece um capítulo a parte. Uma discussão acadêmica, estéril e dispensável tomou conta do assunto. Entretanto, as árvores continuam a ser abatidas criminosa e impunemente. É a morte da vida que a natureza levou dezenas de anos para formar.
Capitalismo para os mais pobres
Uma grande empresa, um grande investidor, consegue bancar estruturas jurídicas e contábeis para dar conta desse processo todo com o menor número de problemas possível. Além disso, eles também têm capital de giro para segurar as pontas enquanto não tem as permissões para começar a vender.
Não é jurídico, nem autoajuda
Ultimamente, tenho lido muitas coisas voltadas para a conquista do equilíbrio interior, da descoberta do EU, e confesso, que a cada dia me sinto mais encorajada para buscar mais e mais acerca de descobrir essa personalidade íntima que tanto constrói, mas que também destrói, ou seja, o EU. Quem sou?
Os eternos donos do poder
Duas figuras distintas: uma, o abuso de poder que se manifesta como o excesso de poder, caso em que o agente público atua além de sua competência legal, e se manifesta pelo desvio de poder, em que o agente público atua contrariamente ao interesse público, desviando-se da finalidade pública.